ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Empresa mato-grossense inaugura sede própria com usina de energia solar

Data: Quarta-feira, 17/06/2015 00:00
Fonte: Da Assessoria
 

Tempos de crise leva o empreendedor a enxergar com olhos de oportunidades. Um bom exemplo é a inauguração da nova Farmácia Biológica que ocorre na próxima sexta-feira (19.06) na capital mato-grossense. Há 27 anos produzindo medicamentos em Cuiabá, a empresa será a primeira do ramo a utilizar energia solar no Brasil. Além disso foi identificada como a maior usina de energia solar de Mato Grosso. Todos esses dados tornam o empreendimento inovador e tradicional e inovador ao mesmo tempo.

 

É o primeiro edifício comercial de Cuiabá com geração de energia solar. A usina solar implantada na nova loja da Farmácia Biológica, na Avenida General Melo, 137,  tem capacidade de produção de 34 kWp, que deve gerar uma economia aproximada anual de R$ 51.000,00, o que indica um tempo de amortização do investimento entre 5 e 7 anos. Outro ponto importante é a mitigação na emissão de gás carbônico em cerca de 30 Ton. a.a.

 

Para o diretor da Biológica Farmácia de Manipulação, Célio Fernandes, o uso de fontes de energia limpa sempre foi um sonho, porém esbarrava nas restrições de um mercado protecionista e arcaico. Ele explica que com a regulamentação pela Agência Nacional de Energia Elétrica da Resolução nº 482/2012 de 17 de abril de 2012, foram criadas condições técnicas e comerciais para a mini e micro geração distribuída, que consiste na produção de energia elétrica a partir de pequenas centrais geradoras, como a solar fotovoltaica, conectadas à rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras. “Dessa forma, passou-se a permitir que consumidores possam investir em sistemas de geração de energia solar, para serem conectados à rede de transmissão e não apenas para consumo próprio. Os consumidores tendem a se tornar também em fornecedores de energia”, disse o empresário.

 

 A tecnologia solar fotovoltaica, ainda sofre na competitividade com outras fontes de geração centralizada, em função dos elevados custos de implantação. Acredita-se que graças às suas vantagens e, em face dos problemas do setor elétrico, e aumento no custo da energia elétrica, a fonte de geração fotovoltaica venha a conhecer um rápido crescimento.

 

Para Célio as vantagens são inúmeras, além de reduzir a conta de energia, redução de encargos tributários, preço do kilowatt-hora invariável por 25 a 30 anos, a iniciativa da Biológica promoverá o conceito de empresa ecologicamente correta, amiga do meio ambiente, atraindo a atenção e visitas de todo país e ainda promoverá uma maior competitividade e conscientização ambiental através de sistemas solares fotovoltaicos, limpos, sustentáveis, como fonte de receita e que mitigará as mudanças climáticas.

 

Mais que a economia na conta de energia, por vinte e cinco anos de vida útil do sistema, e dez anos de garantia, há ainda a possibilidade de se vender os kilowatts excendentes e com a redução na emissão de gás carbônico, na ordem de 100 toneladas de CO2 ao ano, podendo estes valores serem capitalizados no mercado de carbono, o que hoje, corresponderia a 30 ações.

 

Segundo a diretora da Biológica, Márcia Beatriz Zanchet Fernandes, “A Biológica sempre agiu pensando no futuro, na sustentabilidade de longo prazo, com redução de custos, formação de opinião, sustentabilidade, educação e conscientização ambiental, bem estar e qualidade de vida”.

 

No mundo todo há um aumento na instalação e geração de energia limpa. Em 2013, a China bateu o recorde mundial de instalação de projetos fotovoltaicos, que somaram 12 GW e para 2014 planeja instalar mais 14 GW. O Japão, agora o segundo país com maior instalação solar do mundo, pode chegar a 10,5 GW em 2014. Já os EUA devem instalar de 5 a 6 GW, o que o torna o terceiro na lista.

 

A extensão territorial privilegiada e o sol abundante fazem do território brasileiro uma promissora fonte para a geração de energia solar, inserindo o país num contexto de oportunidades para a oferta de alternativas mais sustentáveis, desenvolvimento econômico, geração de empregos e melhoria da qualidade de vida da população.