ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeito de Aripuanã participa de reunião com governador e setor de base florestal

Data: Sábado, 13/06/2015 00:00
Fonte: TOP NEWS com EDSON PRATES/ Assessoria de Comunicação

 

 

O prefeito de Aripuanã Ednilson Luiz Faitta participou de reunião com o governador Pedro Taques, a gestora da Sema, Ana Peterlini e representantes do setor de base florestal do estado de Mato Grosso, realizada no inicio deste mês, no Palácio Paiaguás em Cuiabá.

 

Durante o encontro, foram tratados assuntos relacionados à liberação dos Projetos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) e o processo de funcionamento da Secretaria do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema). 

 

“Mostramos ao governador e a secretária, a preocupação com a realidade de um setor que está praticamente parando pela falta de matéria prima, e os custos elevados de produção tem inviabilizado o setor na região Noroeste”, relatou Ednilson.

 

Ainda conforme o prefeito, a crise no setor madeireiro tem afetado principalmente os municípios que dependem muito da madeira, citando como exemplo Aripuanã, Colniza, Cotriguaçú e Nova Bandeirantes.

 

“Muitas empresas situadas nesses municípios não estão conseguindo trabalhar, diminuindo sensivelmente a geração de emprego, e consequentemente sem conseguir o retorno financeiro esperado, acabam sofrendo endividamento”, enfatizou Faitta.

 

Por sua vez, o governo se comprometeu em auxiliar a secretária Peterlini para que a Sema agilize os serviços de análise de Planos de Manejo e libere o mais rápido possível os planos que estão protocolados, sendo que somente Aripuanã tem mais de 20.

 

Segundo o governador, a Sema irá analisar tecnicamente a possibilidade da liberação de 30% das áreas para manejo de forma emergencial, já que o percentual está previsto na Lei 233 de Política Florestal, onde assegura ao proprietário, após realizada uma análise prévia, a liberação de 30% da área para a atividade de manejo, mesmo antes do parecer final.

 

A reunião contou ainda com a presença dos deputados estaduais Dilmar Dalbosco e Oscar Bezerra, presidente do Cipem, Geraldo Bento, presidente da Fiemt, Jandir Milan, presidentes dos sindicatos de base florestal, empresários do segmento e prefeitos dos municípios de Cotriguaçu, Juína e Cláudia.