ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Nasceu o primeiro bebé gerado a partir de ovário congelado na infância

Uma jovem de 27 anos deu à luz o primeiro bebé gerado a partir da actividade de um ovário que havia sido congelado quando a mãe era apenas uma criança. O parto foi feito em Novembro de 2014, mas a análise do seu c

Data: Quinta-feira, 11/06/2015 00:00
Fonte: Diário Digital

Na infância, a mãe da criança foi diagnosticada com anemia falciforme e precisava de se submeter a um transplante de medula óssea. Para que o procedimento fosse bem-sucedido, a paciente teve de receber quimioterapia a fim de desactivar o sistema imunológico e evitar que o material transplantado fosse rejeitado pelo corpo. Como a quimioterapia é um tratamento agressivo, que poderia danificar os ovários da paciente, os médicos decidiram retirar um deles - quando a menina tinha apenas 13 anos - e congelar pedaços do tecido.

 


Quando a jovem decidiu que queria ser mãe, os médicos enxertaram no ovário deficiente quatro fragmentos do tecido congelado e mais 11 em outros locais. Cinco meses após o procedimento, a jovem começou a menstruar espontaneamente e algum tempo depois acabou por engravidar.
De acordo com a médica que lidera a pesquisa, Isabelle Demeestere, o método pode ser uma esperança para pacientes com alto risco de falência ovariana, como pessoas que lutam contra linfoma e leucemia.

 


«O sucesso do procedimento requer uma pesquisa mais aprofundada em pessoas mais jovens, na pré-puberdade, uma vez que a paciente analisada, apesar de não ter menstruado na época, já estava na puberdade», disse a médica.