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NOTÍCIA

Anúncio da YSL banido por usar modelo demasiado magra

Data: Quarta-feira, 03/06/2015 00:00
Fonte: Por Life&Style

 

Organização que regula as campanhas publicitárias no Reino Unido acusa o anúncio da marca, publicado na revista Elle, de ser “irresponsável”.

 

Uma modelo deitada no chão, numa foto a preto e branco, veste as últimas criações da casa Yves Saint Laurent (YSL) – foi esta imagem que foi publicada na última edição da revista britânica Elle. A Advertising Standards Authority (ASA), organização que regula as campanhas publicitárias no Reino Unido, recebeu uma queixa anónima e proibiu o anúncio por entender que as pernas da modelo escolhida para a campanha são “muito finas”, além de ter a “caixa torácica visível”.

 

“A ASA considera que a pose da modelo e o efeito particular da luz no anúncio chama a atenção para o peito da modelo, onde a sua caixa torácica é visível e aparece proeminente e para as suas pernas, onde as coxas e joelhos parecem ter uma largura semelhante e muito fina, especialmente devido ao seu posicionamento e ao contraste entre as pernas estreitas e os sapatos de plataforma”, diz a organização num comunicado, publicado esta quarta-feira e citado pelo jornal britânico The Guardian, onde considera, então, que a modelo parece “não ser saudável e ter peso a menos”, o que torna o anúncio “irresponsável”.

 

No mesmo comunicado, a ASA refere que a Yves Saint Laurent não concordou com as suas apreciações mas aceitou a decisão de retirar o anúncio. A BBC tentou contactar a revista Elle, onde o anúncio foi publicado, e a YSL mas nenhuma quis prestar declarações.

 

O uso de modelos demasiado magras tem sido alvo de escrutínio nos últimos meses. Em Janeiro, a ASA baniu um anúncio de lingerie da marca de vestuário norte-americana Urban Outfitters que mostrava uma modelo com “uma magreza pouco saudável”. Na altura, Jo Swinson, ministra britânica para as Mulheres e Igualdade, aplaudiu a decisão e mostrou o seu apoio à ASA por “encorajar uma imagem corporal mais positiva e por tomar medidas como esta". "Espero que outras marcas vejam que estas imagens são inaceitáveis", acrescentou.

 

Mas, lembra o Guardian, não é a primeira vez que a YSL recebeu este tipo de avisos. Em 2014, uma blogger norte-americana começou uma petição para a marca francesa deixar de utilizar “modelos dolorosamente magras” nas suas campanhas publicitárias e conseguiu quase 50 mil assinaturas. E em Abril, ogoverno francês aprovou uma lei que proíbe que as passerelles sejam pisadas por modelos “excessivamente magras”. 

 

Entretanto, a ASA deixou um aviso a todas as marcas: “As comunicações de marketing têm de ser preparadas com um sentido de responsabilidade para os consumidores e para a sociedade”.