ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Receita Federal faz operação para combater empresas 'fantasmas'

Operação acontece em todo o estado de São Paulo. Ao todo 278 empresas estão sendo investigadas.

Data: Quinta-feira, 28/05/2015 00:00
Fonte: G1. Globo/ Jornal Hoje/ Michelle Loreto São Paulo, SP
 
 
 
 

 

A Receita Federal fez nesta quinta-feira (28), no estado de São Paulo, uma operação para combater empresas 'fantasmas', aquelas que emitem notas fiscais, mas que na prática não existem.

 

Ao todo 278 empresas estão sendo investigadas. Dessas, 110 estão localizadas na capital. O total do valor sonegado pelas empresas em 2014 foi de R$ 6,2 bilhões.



A Receita Federal foi até os endereços dessas empresas, cadastrado no dia da criação do CNPJ, para saber se as empresas realmente existem ou se são empresas ‘laranja’.



“Sempre o que encontramos por trás disso tudo são situações diversas. Pode ser um crime de sonegação ou até chegar a lavagem de dinheiro, uso da empresa para pagamento de propina e outros crimes”, fala a delegada da Receita Federal,  Márcia Meng.



Márcia explica como empresas conseguem abrir uma empresa 'fantasma' no Brasil apesar de toda a burocracia. "Essa análise é feita de forma rotineira pela Receita Federal. Não podemos evitar. Há uma verificação do endereço logo após a abertura da empresa como está sendo feita na operação. Isso é feito de forma continuada".

 

Se for comprovado que a empresa não existe, automaticamente o CNPJ é suspenso. Os sócios podem ter que pagar multa e responder processo criminal.