ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Polícia britânica recebeu queixas de abuso sexual contra 261 figuras públicas

Data: Quinta-feira, 21/05/2015 00:00
Fonte: Agência Lusa

A polícia britânica disse na quarta-feira ter recebido queixas relativas a abuso sexual de menores contra 261 figuras públicas, incluindo 76 políticos, desde o escândalo Jimmy Savile, quando o falecido apresentador da BBC foi denunciado por pedofilia.

 

Uma revisão das investigações pelas forças policiais identificou 1.433 suspeitos todos homens em casos de alegado abuso sexual por parte de proeminentes figuras públicas ou pessoas em instituições como escolas e hospitais.

 

Das 261 figuras públicas, 135 são do mundo da televisão, cinema ou rádio, 76 são políticos locais e nacionais, 43 da indústria musical e sete do desporto.

 

As investigações referem-se a 357 diferentes instituições, incluindo 154 escolas, 75 casas de crianças, 40 instituições religiosas e 14 estabelecimentos médicos, segundo o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia.

 

No geral, houve um aumento de 71 por cento de queixas de abuso sexual de crianças desde 2012, quando o falecido Jimmy Savile, famoso apresentador da BBC foi exposto como pedófilo e predador.

 

Savile, que morreu em 2011 com 84 anos, é suspeito de ter abusado de crianças a partir dos oito anos durante mais de cinquenta anos, muitas vezes, em instituições como escolas e hospitais, onde trabalhou como voluntário.

 

"Estes números são gritantes. Eles indicam a escala de abusos de crianças com que a polícia está a lidar", disse Simon Bailey, que está a liderar a avaliação do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia.

 

"Muitas vítimas têm agora confiança para denunciar abusos, sabendo que vamos trata-lo com sensibilidade, respeito e ouvi-los", acrescentou.

 

O Governo anunciou o ano passado que foi aberto um inquérito independente para analisar a forma como as instituições e os organismos públicos trataram crianças nas últimas décadas.