ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Workshop de controle florestal

Cipem, ICV e órgãos se unem para buscar soluções a entraves florestais

Data: Segunda-feira, 18/05/2015 00:00
Fonte: Por AdrianaNascimento - Assessoria Cipem
 

 

  

Com a visão de apresentar soluções e não só apontar problemas no âmbito do setor florestal é que o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) realiza nos dias 26 e 28 de maio de 2015 o III Workshop de Monitoramento e Controle Florestal. O evento será feito em parceria com o Instituto Centro de Vida (ICV), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ibama e Ministério Público Federal de Mato Grosso (MPF).

 

Conforme a proposta do evento, a gestão florestal de Mato Grosso ainda apresenta vários gargalos no monitoramento e controle da exploração madeireira, além dos entraves administrativos que dificultam o bom desenvolvimento da atividade, o problema central é a persistência de um alto nível de exploração ilegal, principalmente nos Planos de Manejo Florestal Sustentável. Assim, se nada for feito, essa situação vai continuar a gerar prejuízos não somente ao Meio Ambiente como também ao próprio setor, com a concorrência desleal para os que trabalham na legalidade.

 

Dessa forma o evento, que será fechado aos interessados do segmento, busca compartilhar o diagnóstico desses problemas para aprofundar a identificação dos problemas chave nos sistemas de controle florestal e construir coletivamente propostas de melhoria.

 

Na programação os debates vão girar em torno dos seguintes assuntos: Atualizações sobre os sistemas de monitoramento e controle florestal de Mato Grosso; Os Desafios enfrentados pelo setor florestal e; As Soluções existentes de verificação de Legalidade.

 

Além de representantes das entidades parceiras também estarão presentes: o diretor da Universidade de Yale/EUA, Benjamin Cashore; o representante do Ministério da Justiça norte-americana, Tom Jones; o secretário executivo do Imaflora, Maurício Voivodic e; a diretora de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama, Hanry Alves Coelho.