ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Morreu indiana em coma há 42 anos depois de violação

Data: Segunda-feira, 18/05/2015 00:00
Fonte: por Lusa
 
Uma enfermeira indiana morreu hoje depois de ter passado 42 anos em coma, na sequência de uma violação, num caso que levou a Índia a diminuir as restrições legais à aplicação da eutanásia.
 

Aruna Shanbaug sofreu lesões cerebrais e encontrava-se em estado vegetativo num hospital de Bombaim, desde que foi estrangulada com uma trela e violada por um funcionário de um hospital, em 1973.

 

DR/Youtube

Morreu indiana em coma há 42 anos depois de violação

Aruna Shanbaug quando era jovem e mais velha, no hospital

 

A mulher, de 66 anos, contraiu uma pneumonia nos últimos dias e tinha sido ligada a um ventilador, informou o hospital King Edward de Bombaim, de acordo com a agência Press Trust of India.

 

Shanbaug foi atacada por um auxiliar na cave do hospital, onde foi encontrada 11 horas depois, cega e com graves lesões cerebrais. Ela passou mais de 40 anos na cama do hospital, assistida por uma equipa de médicos e enfermeiros. O agressor cumpriu sete anos de prisão e vive em liberdade.

 

O caso de Shanbaug marcou o debate sobre a eutanásia na Índia, depois de uma amiga da enfermeira, a jornalista Pinki Virani, ter recorrido ao Supremo Tribunal em 1999 para que autorizasse uma morte digna. A legislação indiana não autoriza a eutanásia.

 

Em 2011, o Supremo Tribunal tinha autorizado "a eutanásia passiva" em casos excecionais de doentes em fase terminal. Como condição prévia, o pedido teria de ser feito pela família e supervisionado pelos médicos e pela justiça.