ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

SP obtém financiamento de R$ 150 mi para obras hídricas

Maior parcela da contribuição do Banco Mundial será destinada à ligação das Represas Billings e Alto Tietê

Data: Terça-feira, 12/05/2015 00:00
Fonte: Veja. Abril
O governador Geraldo Alckmin durante posse dos novos secretários de Estado, no Palácio dos Bandeirantes, em Brasília (DF)
Em visita a Washington (EUA), governador Geraldo Alckmin anunciou que obteve financiamento do Banco Mundial para a construção de quatro obras hídricas(Bruno Santos/A2 FOTOGRAFIA/Fotos Públicas)

 

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou em visita a Washington, nos Estados Unidos, que obteve financiamento de 156 milhões de reais do Banco Mundial para a construção de quatro obras de produção de água e saneamento básico no Estado. A maior parcela, no valor de 49 milhões de reais, será destinada à interligação do Sistema Rio Grande, braço limpo da Represa Billings, e o Alto Tietê - considerada a ação emergencial mais importante para evitar o rodízio na Grande São Paulo.

 

 

Orçada em 130 milhões de reais, a obra teve início na semana passada, após três meses de atraso, e deve ser concluída em setembro. Com ela, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pretende ampliar em 4.000 litros por segundo a produção do Alto Tietê e reduzir a dependência do Sistema Cantareira.

 

Outros 42 milhões de reais serão destinados à ampliação da capacidade de tratamento de água do Guarapiranga, também para o enfrentamento da crise, obra que está prevista para julho. Mais 45 milhões de reais vão financiar a instalação de coletores para retirada de esgoto da Billings, e 20 milhões de reais para a substituição de vasos sanitários e reparos hidráulicos de conjuntos habitacionais antigos.

 

Apesar de ressaltar que os projetos serão concluídos durante o atual período seco, Alckmin não descartou a possibilidade de rodízio. "A gente tem de ser sempre cauteloso. Trabalhar muito e prometer menos."

 

(Com Estadão Conteúdo)