ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Disputas começam nesta sexta-feira em Campo Verde

Mil pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes participarão da competição

Data: Quarta-feira, 06/05/2015 00:00
Fonte: MIDIA NEWS
 

SECOM/MT

 

As disputas serão nas modalidades coletivas vôlei, futsal, basquete e handebol

 

 
A primeira fase regional dos Jogos Escolares da Juventude 2015 começa nesta sexta-feira (08.05), em Campo Verde. A cidade será sede das competições entre equipes de nove municípios do sudeste, com participação de aproximadamente 1.000 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. A abertura será às 19h, no Ginásio de Esportes Joubert Izaias Romancini, com a presença do secretário-adjunto de Estado de Esporte e Lazer (Secel), Pedro Sinohara.


“A cerimônia que marcará o início dos jogos 2015 seguirá a tradição, emocionando o público com o desfile das delegações, o hasteamento das bandeiras e a vibração dos atletas, que sonham classificar-se para as fases estadual e consequentemente a nacional, de onde saem os talentos para os jogos olímpicos”, destacou Pedro Sinohara. Ele ressaltou que a realização dos Jogos Escolares integra o plano de governo e é uma das prioridades da gestão. “O evento interioriza o esporte no Estado e estimula os jovens estudantes a acreditar numa carreira como atleta”.


Nessa fase, participam 45 equipes representadas por instituições de ensino públicas e privadas, com alunos de 12 a 14 anos (categoria B) e 15 a 17 anos (categoria A). As disputas serão nas modalidades coletivas (vôlei, futsal, basquete e handebol) entre os seguintes municípios: Chapada dos Guimarães, Guiratinga, Primavera do Leste, Paranatinga, Dom Aquino, São José do Povo, Nova Brasilândia e Tesouro, além de Campo Verde.


As competições na região seguem até o dia 13 de maio, com os vencedores classificados para a fase estadual dos Jogos Escolares da Juventude 2015. O calendário ainda prevê realização de disputas regionais em outras nove cidades-sede: Querência, Sinop, Guarantã do Norte, Jaciara, Nobres, Comodoro, Vila Rica, Mirassol D’Oeste e Aripuanã.


As disputas da fase estadual serão divididas em três cidades: Primavera do Leste, Sorriso e Cuiabá, e realizadas de julho a agosto. Da etapa estadual saem as escolas campeãs que representarão Mato Grosso nos jogos nacionais, em Fortaleza e Londrina.


Encontro de gestores

Aproveitando a programação dos Jogos Escolares da Juventude 2015, Pedro Sinohara irá se reunir com 40 gestores (prefeitos, secretários municipais de Esporte e diretores) da região para um diálogo sobre políticas esportivas. O encontro será na sexta-feira (08.05), às 15h, na Câmara Municipal.


“Será um momento para conversarmos sobre os rumos do esporte em Mato Grosso, ouvir as demandas do setor na região e identificar a realidade local para subsidiar novos projetos para a região sudeste”.