ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

O passado do tricampeão Dunga em Copas América

Dunga foi campeão em três das oito vezes em que o Brasil levantou a Copa América

Data: Terça-feira, 05/05/2015 00:00
Fonte: Goal/ Guilherme Schneider

Dunga foi campeão em três das oito vezes em que o Brasil levantou a Copa América

Bicampeão como jogador em 1989 e 1997, Dunga busca no Chile o seu bicampeonato também como treinador

 

O técnico Dunga divulgou na manhã desta terça-feira (5) a lista com os seus 23 nomes de confiança para a disputa da Copa América de 2015. Poucos treinadores conhecem melhor a competição sul-americana do que Dunga, campeão em três das oito vezes que o Brasil levantou a taça.

 

Como jogador Dunga foi campeão nas edições de 1989, disputada no Brasil, e 1997, realizada na Bolívia. Em 2007 foi a vez de Dunga sentir o gostinho do triunfo comandando a Seleção como técnico, na competição disputada na Venezuela. 

 

Dunga foi campeão invicto na última Copa América disputada no Brasil, em 1989

 

Como não foi convocado por Falcão para a Copa América de 1991, nem por Carlos Alberto Parreira em 1993, Dunga só não conquistou em duas ocasiões. Na edição de 1987, o jovem Dunga era reserva na delegação de Carlos Alberto Silva.

 

Já campeão do mundo, o capitão Dunga também não levantou a taça em 1995, na edição disputada no Uruguai. Na ocasião o Brasil foi vice-campeão ao perder nos pênaltis a final para os donos da casa - Dunga marcou um dos gols brasileiros na disputa de pênaltis.

 

O primeiro título de Dunga veio na Copa América de 1989. A competição foi muito importante para o futebol brasileiro, afinal, o país voltava a sediar uma competição oficial internacional após 39 anos da Copa do Mundo de 1950. Além disto, o Brasil não vencia uma Copa América desde 1949, justamente na última edição com sede no Brasil.

 

Em 1995 o capitão Dunga não evitou o vice-campeonato diante do Uruguai

 

O Brasil afastou o fantasma do Maracanazo uruguaio e derrotou os algozes da Copa de 1950 no Maracanã: 1 a 0, gol de Romário. Na época o ataque da Seleção já contava com a dupla do tetracampeonato Bebeto e Romário. Juntamente com Dunga a dupla foi campeã mundial em 1994.

 

O segundo título de Dunga como jogador veio na Copa América de 1997 na Bolívia. Em uma Seleção comandada por Ronaldo, Romário, Zé Roberto e Edmundo, era Dunga a figura experiente que segurava o meio de campo.

 

Dunga já havia sentido o gosto da glória mundial em 1994, e o peso da derrota em 1990, quando o fracasso canarinho na Copa do Mundo da Itália foi apelidado pejorativamente de "Era Dunga". Na Bolívia o volante levantou pela primeira vez como capitão a Copa América, após o Brasil vencer os donos da casa na altitude de La Paz por 3 a 1.

 

Dunga foi campeão em 1997 ao bater a anfitriã Bolívia na final: 3 a 1

 

A última conquista continental de Dunga pela Seleção foi na Copa América de 2007, disputada na Venezuela. A Seleção vinha de uma 'ressaca moral' depois de cair precocemente da Copa do Mundo de 2006. O perfil severo de Dunga conquistou a Seleção, que dentro de campo brilhou na final: 3 a 0 contra a Argentina.

 

O Brasil de Robinho, Vágner Love e Júlio Baptista venceu com tranquilidade a Argentina de Messi, Riquelme e Tévez. Foi o primeiro título de Dunga como treinador - um verdadeiro divisor de águas na carreira do gaúcho de Ijuí.

 

Nos tempos de jogador, o volante Dunga defendeu a Seleção em 96 ocasiões - 13º jogador que mais vezes vestiu a camisa canarinho. Como treinador Dunga já comandou a Seleção em 68 partidas oficias - 3º técnico que mais vezes. 

 

O treinador Dunga liderou o Brasil para a conquista de 2007: 3 a 0 sobre a Argentina na final

 

Somadas participações como jogador e como treinador, Dunga fica apenas onze partidas atrás de Zagallo. O Velho Lobo dirigiu o Brasil em 139 partidas e participou de 36 como jogador. Aos 51 anos de idade, Dunga quer ainda em 2015 fazer (mais) história na Seleção. E, se o assunto é Copa América, é melhor não duvidar de sua estrela.