ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Novo bebê real vai se chamar Charlotte Elizabeth Diana

Princesa de Cambridge nasceu neste sábado (2) em Londres. Menina é a segunda filha do príncipe William e de Kate Middleton.

Data: Segunda-feira, 04/05/2015 00:00
Fonte: Do G1, em São Paulo
 
 
William e Kate deixaram hospital neste sábado após nascimento do segundo filho (Foto: Suzanne Plunkett/Reuters)
William e Kate deixaram hospital neste sábado após nascimento do segundo filho (Foto: Suzanne Plunkett/Reuters)
 

A nova princesa de Cambridge, filha do Príncipe William e de Kate Middleton, se chamará Charlotte Elizabeth Diana, informou o Palácio de Kensington nesta segunda-feira (4). Ela será chamada de princesa Charlotte de Cambridge.

 

O nome homenageia a avó da criança, a princesa Diana, mãe de William, a bisavó, a rainha Elizabeth II, e a tataravó, mãe da rainha, também Elizabeth.

 

O nome Charlotte também seria uma homenagem ao pai de William, o príncipe Charles – por ser considerado uma versão feminina deste. Na história da realeza britânica, já houve uma rainha Charlotte, a mulher do rei George III, que reinou no século 18. Também já houve uma princesa Charlotte, filha do rei George IV, conhecida como princesa Charlotte de Gales.

 

A menina, segunda filha do casal, pais do príncipe George, nascido em 2013, é a quarta na linha de sucessão britânica, atrás de seu avô Charles, de seu pai e de seu irmão.

 

A princesa nasceu neste sábado (2) no hospital St. Mary’s de Londres, o mesmo do nascimento de George. Kate deu entrada no centro hospitalar às 6h locais, e o nascimento aconteceu pouco tempo depois, às 8h34. No mesmo dia, por volta das 18h locais, a família deixou o hospital com o novo bebê. Eles seguiram para o Palácio de Kensington, onde passaram a noite.

 

princesa real (Foto: John Stillwell/AP)
princesa real (Foto: John Stillwell/AP)
 

Durante a tarde, William levou o filho George para conhecer a irmãzinha. William foi em seu próprio carro pegar o seu primogênito, que em 22 de julho completará 2 anos, no palácio de Kensington, sua residência oficial, e depois o levou até o centro hospitalar.

 

A bebê, que terá o título de princesa de Cambridge, nasceu com 3,7 quilos. A menina é a quarta na linha de sucessão e quinta bisneta da Rainha Elizabeth. Seu irmão George é o terceiro na linha sucessória da coroa britânica.

 

Salvas de canhão
O comunicado da Casa Real foi publicado no momento em que Londres prestava uma homenagem à princesa Charlotte, que nasceu no sábado e foi apresentada ao mundo no mesmo dia, à imprensa e aos fãs do casal real, diante do hospital Saint Mary.

 

Mais de 100 salvas de canhão e o sino da abadia de Westminster saudaram a chegada da nova princesa, segunda filha de William e Kate e irmã do príncipe George.

 

Quando o Big Ben, o famoso relógio do Parlamento, marcou 14h (10h de Brasília), o regimento real da artilharia a cavalo começou a disparar 62 salvas de canhão na Torre de Londres e, simultaneamente, 41 a partir do Hyde Park, em intervalos de 10 segundos.

 

Todos os príncipes e princesas são homenageados com salvas de canhão após o nascimento, independente da posição na linha sucessória.

 

Tradição
O nome da menina só foi revelado nesta segunda porque a tradição requer que primeiro a rainha Elizabeth II seja informada sobre o nome do novo herdeiro da coroa britânica. A rainha recebeu a notícia do nascimento de sua bisneta durante um ato no norte da Inglaterra.

 

Em 2013, quando o príncipe George nasceu, seu nome foi anunciado apenas dois dias após seu nascimento. Na ocasião, a família deixou o hospital com o novo príncipe um dia após o parto.

 

Ainda assim, ocasal revelou relativamente rápido o nome de seus filhos. Os britânicos tiveram que esperar uma semana para saber o nome de William, e um mês para saber o de Charles.

 

princesa real bebê real (Foto: John Stillwell/AP)
Princesa nasceu neste sábado (Foto: John Stillwell/
AP)
 

Batizado
O batizado deve acontecer nos próximos meses, de acordo com os rituais da Igreja Anglicana, com direito a uma roupa usada pela filha mais velha da rainha Victoria em seu batizado, em 1841.

 

O sacramento será feito com água do rio Jordão, no qual, segundo o Novo Testamento, Jesus foi batizado.

 

O príncipe George foi batizado com 3 meses, em uma cerimônia na capela real do Palácio St. James, com a roupa especial.

 

O batismo, realizado pelo arcebispo de Canterbury, foi acompanhado por apenas 22 convidados escolhidos pelos duques de Cambridge, entre eles os sete padrinhos, amigos pessoais da jovem casal e Zara Phillips, prima de William e neta de Elizabeth II, da rainha, do pai e da madrasta de Willian, o príncipe Charles e Camilla Parker-Bowles, e os pais e os irmãos de Kate.

 

Árvore genealógica da família real britânica (Foto: Arte/G1)