ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Papa e chefe da ONU falam sobre meio ambiente e naufrágios de imigrantes

Data: Terça-feira, 28/04/2015 00:00
Fonte: AFP /Agence France-Presse

Papa cumprimenta Ban ki-Moon

Foto de -/OSSERVATORE ROMANO/AFP

O papa Francisco recebeu nesta terça-feira o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para conversar sobre questões relacionadas com a proteção do meio ambiente e os fatais naufrágios de imigrantes no Mediterrâneo.

 

"O papa Francisco e eu acabamos de ter uma conversa muito ampla e frutífera", declarou Ban na abertura de um colóquio intitulado "Proteger o planeta, dar dignidade à humanidade", organizado pela Pontifícia Academia das Ciências no Vaticano.

 

O pontífice publicará uma encíclica sobre ecologia em junho ou julho, que Ban disse esperar "com impaciência".

 

"A ciência e a religião não divergem sobre a mudança climática", acrescentou o secretário-geral, que celebrou os esforços do papa e da Igreja por "chamar a atenção sobre a necessidade urgente de promover o desenvolvimento sustentável".

 

Ban disse ainda que também conversaram sobre os recentes naufrágios de imigrantes no Mediterrâneo. "Compartilhamos nossa comoção".

 

"Milhares de pessoas se afogam. São os mais pobres e os mais fracos, e arriscam suas vidas pela mais ínfima oportunidade. Isso é uma verdadeira lição de humildade", afirmou.

 

"A prioridade deveria ser proteger os direitos e a dignidade de cada um e salvar vidas", assegurou Ban, que elogiou a decisão europeia de triplicar os fundos da operação de vigilância e resgate Triton, mas se declarou contrário à proposta italiana de bombardear os barcos de traficantes de seres humanos na Líbia.

 

Nas últimas semanas, vários naufrágios de imigrantes deixaram 1.200 mortos nas águas do Mediterrâneo.