ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

CPI deve ouvir Riva e Pinheiro sobre relatórios

Data: Quinta-feira, 23/04/2015 00:00
Fonte: Renan Marcel, repórter do GD

 

 

 

 

Nesta quinta-feira (23), os deputados que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Renúncia e da Sonegação Fiscal, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, definiram para a próxima quarta-feira (29) a data da oitiva com o ex-deputado Alexandre César (PT).

 

O petista foi presidente da CPI que investigou a Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso (Cooamat) no final da legislatura passada e que teve como resultado dois relatórios, um do ex-deputado José Riva (PSD) e outro do então relator, deputado estdual Emanuel Pinheiro (PR).

 

Enquanto Riva apontava desvio de quase R$ 300 milhões, Pinheiro deu parecer pelo arquivamento da denúncia, por falta de provas. Por conta dessa contradição, Alexandre César será questionado sobre os procedimentos da CPI que presidiu.

 

As informações do petista deverão ser analisadas pelos membros da comissão, a fim de verificar se há ainda a necessidade de confrontar os relatórios, com convocação tanto de Riva quanto de Emanuel Pinheiro para dar esclarecimentos. 

 

“Devemos fazer uma acareação, porque estamos sendo cobrados com relação a essa CPI que apresentou dois pontos de vistas totalmente diferentes. A vinda do deputado Alexandre Cesar vai ser útil para entendermos vários pontos, mas precisamos da vinda dos outros dois deputados que fizeram parte da CPI para entendermos todos os pontos de vista”, disse o relator da CPI da Sonegação, deputado estadual Max Russi (PSB).

 

Quando finalizada a CPI contra a Cooamat, Riva protocolou a denúncia em diversos órgãos como os Ministérios Públicos Estadual e Federal (MPE e MPF), Delegacia Fazendária (Defaz) e Receita Federal. A CPI presidida por José Carlos do Pátio (SD) deverá ainda solicitar documento e informações sobre os procedimentos tomados por esses órgãos.

 

Na reunião, também ficou definida a data para ouvir o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri Paludo, e o controlador-geral do Estado, Ciro Rodolfo Gonçalves. Será no dia 05 de maio, conforme o cronograma dos trabalhos da CPI.

 

Para Pátio (SD), Paludo será importante para apresentar todos os dados levantados pelo executivo na auditoria realizada pelo governo.

 

“O secretário já trouxe a lista com as mais de 800 empresas, contudo, precisamos saber quais as informações que o Estado encontrou nas auditorias realizadas, e isso servirá para a sub-relatoria dos Incentivos Fiscais. E para a sub-relatoria das cooperativas teremos a presença do Alexandre Cesar, que presidiu a CPI, e deu seu parecer mostrando que havia problemas na cooperativa, e nós queremos saber quais são”, disse. (Com Assessoria)