ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Vulcão chileno Calbuco reduz erupção e voos são retomados na região

Data: Quinta-feira, 23/04/2015 00:00
Fonte: REUTERS
 
 

O vulcão chileno Calbuco reduziu sua atividade de erupção no início da tarde desta quinta-feira, embora poderá ter reações bruscas enquanto uma enorme coluna de cinzas se desloca pelo sul do país e no território argentino.

 

 Foto: Sergio Candia / Reuters
 
Vulcão Calbuco visto da cidade chilena de Puerto Montt. 22/4/2015
Foto: Sergio Candia / Reuters
 

A erupção maciça ocorreu de forma inesperada na quarta-feira à tarde, depois de o vulcão permanecer adormecido por quase meio século. Sua força aumentou no início desta quinta-feira, mas tem perdido intensidade nas últimas horas, num sinal do cenário incerto que apresenta o terceiro vulcão mais perigoso do país.

 

"Este episódio eruptivo já acabou", disse Gabriel Orozco, vulcanólogo do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin), embora tenha alertado para possíveis novas erupções.

 

"Neste momento, não temos coluna de erupção acima do vulcão, por isso dificilmente essa coluna poderia entrar em colapso porque agora... a coluna de erupção já de distanciou do vulcão e está sendo guiada pelos ventos para o norte", acrescentou.

 

Apesar da diminuição de intensidade, as autoridades não descartam um cenário pior caso esteja ocorrendo um acúmulo de energia dentro do cone vulcânico. Portanto, foi mantido um anel de isolamento de 20 quilômetros ao redor do vulcão com apoio das forças militares.

 

A coluna de fumaça do vulcão alcançou mais cedo nesta quinta-feira cerca de 15 quilômetros de altitude, em direção ao nordeste, acompanhada de uma chuva moderada de cinzas que levou o governo a decretar alerta sanitário nas áreas vizinhas e a distribuir milhares de máscaras à população.

 

Uma espessa camada de cinzas e pedras pequenas cobriam ruas de cidades vizinhas, enquanto reportagens de rádios locais mencionavam que rios transbordaram em algumas áreas.

 

A Latam Airlines informou que a melhora nas condições climáticas pela diminuição das cinzas permitiu a retomada de suas atividades e disse que se "encontra operando normalmente até e desde o sul do Chile".

 

Enquanto isso, o especialista do Serviço Meteorológico do Chile, Arnoldo Zúñiga, disse à Reuters que os ventos do sul ao norte deslocaram parte das partículas do vulcão em direção ao centro do país e não descartou que cheguem à capital à noite de uma maneira muito incipiente.

 

Equipes de resgate encontraram o alpinista Waldo Flores, que era a única pessoa que tinha sido dada como desaparecida na quarta-feira perto do vulcão.

 

"Estávamos quase chegando ao abrigo, paramos para comer alguma coisa, ouvimos um barulho subterrâneo e vimos a fumaça. Descemos correndo e me deu cãibra, então disse aos meus amigos que continuassem correndo", disse Flores a repórteres.

 

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, chegou à região junto a vários ministros e realizou um sobrevoo. "Nós ainda estamos na tarefa de resgatar as pessoas que podem estar isoladas", disse ele a jornalistas.

 

A atividade do vulcão Calbuco, localizado na região turística dos Lagos, ocorre num momento em que outro vulcão no país, o Villarrica, também está em fase eruptiva.

 

Na Argentina, regiões como Bariloche eram igualmente afetadas com uma chuva de cinzas vulcânicas. Aulas escolares e voos foram suspensos pelo menos até sexta-feira.

 

Os modelos de análise de autoridades argentinas estimam que as cinzas do Calbuco poderiam chegar no prazo de 24 horas às províncias de Neuquén e Río Negro e no sudoeste das províncias de La Pampa e Mendoza.

 

O Chile tem a segunda maior e mais ativa cadeia vulcânica do mundo, depois da Indonésia. Atualmente, as autoridades monitoram mais de 90 vulcões no país sul-americano.

 

(Reportagem adicional de Anthony Esposito e Rosalba O'Brien, em Santiago; e de Jorge Otaola, em Buenos Aires)

 
Reuters