ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Obama ficou “contente” com anúncio da visita de papa Francisco a Cuba

Data: Quarta-feira, 22/04/2015 00:00
Fonte: Agência Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou que está “contente” que o papa Francisco visitará Cuba antes de sua viagem oficial aos Estados Unidos este ano. A mensagem foi tuitada hoje (22) por Ben Rhodes, vice-conselheiro de Segurança Nacional para Comunicações Estratégicas. Cuba e Estados Unidos retomaram o diálogo este ano após 53 anos do rompimento das relações entre os dois países.

 

Mais cedo, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, confirmou que o Papa Francisco visitará Cuba como uma das paradas que fará durante a próxima viagem aos Estados Unidos em setembro. Em março de 2012, o papa Bento XVI visitou a ilha e, 14 anos antes, Cuba recebeu o papa João Paulo II. A visita a Cuba é resultado de um convite oficial das autoridades civis de Havana e dos bispos cubanos e será a primeira etapa de uma viagem que terá também passagens pelas cidades norte-americanas de Washington, Nova York e Filadélfia.

 

A ida do Pontífice a Cuba estava sendo avaliada pelo Vaticano na sequência de um trabalho de diplomacia na aproximação entre Havana e Washington, de acordo com a imprensa do Vaticano. O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, participou da 7ª Cúpula das Américas, no Panamá, da qual participaram os presidentes de Cuba, Raul Castro, e dos Estados Unidos, Barack Obama. Foi a primeira vez que o país caribenho participou do encontro, que reúne  35 países das Américas e do Caribe. O prefeito da Congregação para o Clero, o cardeal italiano Beniamino Stella, chegou hoje em Cuba, onde ficará até o dia 28 de abril.