ARIPUANÃ, Sexta-feira, 26/04/2024 -

NOTÍCIA

Governador decreta calamidade pública em Xanxerê após tornado

Duas pessoas morreram e cerca de 120 ficaram feridas com fenômeno. Com decreto, cidade deve receber ajuda do estado e do governo federal.

Data: Terça-feira, 21/04/2015 00:00
Fonte: Do G1 SC
 
 
 
 

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, assinou nesta terça-feira (21) o decreto de calamidade pública em Xanxerê, no Oeste do estado, devido aos estragos ocasionados pelo tornado que atingiu a cidade na segunda-feira (20).

 

Com isso, a cidade deve receber ajuda dos governos estadual e federal para reconstruir os locais destruídos pelo vento, que pode ter chegado a 330 km/h, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

21/04: Governador de SC esteve em Xanxerê nesta terça-feira (Foto: Janaína Monego/SDR Xanxerê)
Governador de SC esteve em Xanxerê
nesta terça-feira
Foto: Janaína Monego/SDR Xanxerê)
 

Dois homens morreram e cerca de 120 pessoas foram levadas para hospitais, segundo a Polícia Militar. Ao menos 2,6 mil residências foram atingidas, segundo último balanço da PM e cerca de mil pessoas ficaram desabrigadas.  Outro tornado também atingiu a cidade de Ponte Serrada, a 45 km de Xanxerê.

 

"O decreto simplifica o processo de reconstrução, o que é fundamental para os xanxerenses agora. Já as forças de segurança e proteção ao cidadão dão prosseguimento às ações emergenciais de atendimento às famílias e restabelecimento dos serviços o mais breve possível", disse o governador.

 

Apoio do governo federal
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, chegou a Xanxerê no final da tarde desta terça e garantiu apoio do governo federal para reconstrução do município.

 

Occhi também anunciou o envio de mais 100 militares do Exército. Ao todo, 200 devem auxiliar nas ações de reconstrução. Os primeiros 100 desembarcaram no final da tarde desta terça.

 

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, anunciou nesta terça-feira (21) a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas pelo tornado.

 

Arte explica tornado (Foto: G1)

Tornado
 Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos que formaram o tornado podem ter variado de 100 km/h até 330 km/h por volta das 15h, horário do fenômeno.

 

A escala de classificação de tornados começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte. “Pelas características dos estragos e pela intensidade dos ventos, este deve ficar entre F2 e F3”, disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet Brasília.

 

Feridos
Ainda de acordo com a PM em Xanxerê, pelo menos 74 pessoas deram entrada somente no Hospital São Paulo, em Xanxerê. Outras dezenas de feridos foram levados a hospitais da região.

 

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, duas crianças foram transferidas em estado grave para o Hospital Regional de Chapecó ainda na noite desta segunda (20).

 

O Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, informou na tarde desta terça-feira que cinco vítimas do tornado estão internadas no Hospital - entre elas um menino de nome Gabriel, que está na UTI. Ele é o filho de um dos homens que morreram em Xanxerê.

 

Em Xanxerê, 11 pessoas seguiam hospitalizadas até a tarde desta terça-feira - 11 na internação e 7 na emergência. Nenhuma delas está em estado grave, segundo o Hospital São Paulo. Os demais pacientes que deram entrada no hospital foram liberados após receberem atendimento.

 

População mobilizada
A cidade de Xanxerê se mobilizou para atender às vitimas do tornado. Muitos moradores estão distribuindo alimentos e auxiliando parentes e amigos a retirar objetos de escombros. Padarias da cidade também estão distribuindo comida.

 

“Eu e o meu esposo decidimos distribuir comida para pessoas que foram atingidas”, disse a vendedora Scheila Waltrick, 39 anos, moradora de um bairro que não foi afetado pelo fenômeno. Eles e a empresária Elisangela Trevisol, 39 anos, levam pedaços de bolo, sanduíches e sucos aos trabalhadores nas casas. 

 

“Parece que ainda não caiu a ficha. Algumas pessoas choram, outras não acreditam. Mas vamos ajudar como podemos”, disse Scheila sobre o gesto de solidariedade. Nas ruas, é comum ver a força-tarefa para limpeza e reconstrução.

 

Ônibus tombou pela força dos ventos em Ponte Serrada, no Oeste catarinense (Foto: Rádio Nambá/Divulgação)
Ônibus tombou pela força dos ventos em Ponte Serrada, no Oeste catarinense (Foto: Rádio Nambá/Divulgação)
 

Ponte Serrada
Além de Xanxerê, o Inmet confirmou que outro tornado atingiu Ponte Serrada, que fica a 45 km de Xanxerê, na tarde de segunda (20).Três pessoas ficaram feridas e pelo menos 200 residências foram atingidas na cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, algumas casas foram completamente destruídas. O município também ficou sem abastecimento de água e energia elétrica.

 

Segundo os bombeiros, três homens ficaram levemente feridos. Dois deles estavam trabalhando em uma serralheria e foram atingidos por telhas. Outro homem estava em casa quando uma das ripas do telhado caiu sobre ele. Eles foram atendidos pelos bombeiros, mas recusaram ser encaminhados ao hospital.

 

Telhado de galpão em Ponte Serrada foi completamente danificado (Foto: Rádio Nambá/Divulgação)
Telhado de galpão em Ponte Serrada foi completamente danificado (Foto: Rádio Nambá/Divulgação)