ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

PT teme extinção da legenda por causa do Lava Jato, diz jornal

Data: Segunda-feira, 20/04/2015 00:00
Fonte: O Reporter

O Partido dos Trabalhadores (PT) teme que uma das consequências da Operação Lava Jato seja a sua própria extinção. É o que afirma o jornal Folha de S. Paulo nesta segunda-feira.

 

De acordo com o periódico, o partido pode ser punido com a devolução de grandes valres aos cofres públicos por causa dos esquemas de corrupção na Petrobras. O valor das multa não foi definido, mas pode chegar a R$ 200 milhões.

 

Segundo a Folha, os petistas calcularam esse valor com base no que Pedro Barusco, ex-gerente de Engenharia da Petrobras, disse em depoimento de delação premiada à Justiça. O executivo afirmou que o PT teria recebido de R$ 150 a 200 milhões em propina de 90 contratos com a Petrobras entrebos anos de 2003 a 2013.

 

Para os petistas ouvidos pelo jornal,  a existência do partido seria inviabilizada se essa multa for aplicada. Para os filiados que falaram ao periódico, essa punição "destruirá" o PT,  pois a fonte de arrecadação para pagá-la "secou".

 

Além disso, o Ministério Público já sinalizou que quer a punição de partidos políticos envolvidos nesse esquema, apesar de não ter dado detalhes.