ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Dilma vai aprovar novas terras indígenas no AM e no PA na segunda

Decisão ocorre dias depois da pressão feita em Brasília por lideranças indígenas

Data: Sábado, 18/04/2015 00:00
Fonte: Estadão Conteúdo

 

 

 

Agência Estado

 

Lideranças indígenas protestaram em Brasília na quinta-feira (16)indígenas, protesto, brasília
 

A presidente Dilma Rousseff vai editar um decreto na segunda-feira (20) para homologar 232,5 mil hectares de terras indígenas nos Estados do Amazonas e do Pará. Serão contempladas quatro etnias com a medida.

 

A decisão da presidente ocorre dias depois da pressão feita em Brasília por lideranças da Articulação Nacional dos Povos Indígenas, que se reuniram com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Miguel Rossetto. Eles pediram uma atenção maior do governo federal para a causa indígena e também chamaram a atenção para a falta de estrutura da Funai (Fundação Nacional do Índio).

 

Também respondendo a isso, o governo informou neste sábado (18) que, na próxima quarta-feira (22), o Ministério do Planejamento vai publicar uma autorização oficial para o provimento de 220 cargos de agentes da Funai.

 

Entre as terras que serão homologadas por Dilma está a área de Arara da Volta Grande do Xingu, no município de Senador José Porfírio (PA). Ela tem 25,5 mil hectares e é habitada por povos Arara e Juruna.

 

Além disso, a terra indígena de Mapari (AM), entre os municípios de Fonte Boa, Tonantins e Japurá, também será homologada. Os índios kaixana hoje ocupam o território de 157,2 mil hectares.

 

Finalmente, a presidente homologará o terreno Setemã, onde os índios mura vivem hoje — um território de 49,7 mil hectares nos municípios de Novo Aripuanã e Borba, no Amazonas.