ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Eder Moraes sai da cadeia para depor na CPI da Copa na próxima quarta

Data: Sexta-feira, 10/04/2015 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Laíse Lucatelli

 

 

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Eder Moraes sai da cadeia para depor na CPI da Copa na próxima quarta
 
 
O ex-secretário da Copa Eder Moraes vai depor na próxima quarta-feira (15), às 14h, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as obras da Copa. O depoimento será realizado no auditório Milton Figueiredo na Assembleia Legislativa. Na ocasião, Eder será liberado do Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), anexo ao Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), o antigo presídio do Carumbé.



Eder e o diretor do CCC foram notificados nesta sexta-feira (10). De acordo com a assessoria de imprensa, não foi preciso autorização judicial, em função de a CPI ter poder de polícia. Dessa forma, apenas a notificação ao depoente e ao sistema penitenciário, que providenciará a liberação e o transporte do preso até à Assembleia, foram suficientes para oficializar a convocação.


A intenção dos membros da CPI é que Eder esclareça diversos pontos relacionados às 56 obras investigadas, em especial a mudança do modelo de transporte, de Bus Rapid Transit (BRT) para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), já que alteração de modal ocorreu na sua gestão à frente da extinta Agecopa.


O requerimento para a convocação de Eder foi aprovado na última sessão de trabalho da CPI, na terça-feira (7), que também aprovou depoimentos do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e do ex-deputado estadual José Riva (PSD) – este último também detido no CCC. Ainda não está agendada a data de depoimento de nenhum dos dois.


O presidente da CPI, Oscar Bezerra (PSB), informou que a primeira fase da investigação será de análise documental. Posteriormente os deputados partirão para a investigação das obras em si. “Neste primeiro momento, estamos nos munindo de informação, e a convocação destas pessoas na condição de testemunhas é importante para que nos tragam novos elementos que irão complementar as documentações que temos recebido”, disse.


Na próxima reunião da CPI, no dia 14 do abril, estão marcadas as oitivas de cinco auditores da Controladoria Geral do Estado (CGE), envolvidos na elaboração do relatório 19/2015, sobre as obras da Copa.