ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Passagem de tornados por Estado dos EUA deixa um morto

Reuters Por Bob Chiarito

Data: Sexta-feira, 10/04/2015 00:00
Fonte:

 

 

ROCHELLE, EUA (Reuters) - Um perigoso sistema de tempestades atravessou o Centro-Oeste dos Estados Unidos na quinta-feira à noite, matando pelo menos uma pessoa e arrasando casas e empresas a noroeste de Chicago, disseram autoridades locais.

 

Uma pessoa morreu e pelo menos sete ficaram feridas na pequena cidade de Fairdale, Estado do Illinois, localizada a cerca de 120 quilômetros de Chicago, segundo a imprensa local, citando autoridades da defesa civil.

 

Les Bellah, dirigente do vilarejo vizinho de Kirkland, disse que houve danos em Fairdale, onde moram cerca de 300 pessoas. "Para ajudar, enviei todos os nossos equipamentos para lá. Escavadeiras, geradores", disse Bellah.

 

Houve também registro de prejuízos no entorno de Rochelle, também em Illinois, cerca 130 quilômetros a oeste de Chicago, de acordo com o vereador local Bill Hayes. A Cruz Vermelha abriu um alojamento para os desabrigados na cidade, onde vivem cerca de 10.000 pessoas, e mais de uma dezena de agências estatais estão providenciando ajuda, de acordo com a Agência de Gestão de Emergências de Illinois.

 

"Há algumas casas que foram completamente destruídas", disse Hayes. Ele viu um tornado tocar o solo enquanto estava dirigindo e saiu correndo para avisar as pessoas em seu caminho.

 

O xerife do condado de Ogle, Brian VanVickle, disse a jornalistas na quinta-feira à noite que a sua casa e a de parentes que vivem nas proximidades estavam entre os cerca de 20 em Rochelle que foram destruídas ou significativamente danificadas. Ele afirmou que ninguém foi levado para o hospital ou dado como desaparecido.

 

Em toda a área as autoridades fecharam estradas devido à queda de linhas de transmissão de energia, disse o oficial Philip Wire, do Departamento do Conservação dos Recursos Naturais de Illinois, que estava orientando o tráfego perto de Rochelle.

 

Fred McBride, de Rochelle, contou que estava trabalhando a menos de 1 quilômetro de sua casa quando a tempestade irrompeu. Ele mandou uma mensagem à sua família para que "se abrigasse no porão". Todo mundo escapou ileso em sua casa, mas janelas se quebraram e  muitas árvores caíram no quintal.

 

Cerca de 900 voos foram cancelados no Aeroporto Internacional O'Hare e no Aeroporto Internacional de Midway, em Chicago, por causa do mau tempo.

 

O Centro de Previsão de Tempestades do Serviço Nacional de Meteorologia prevê um risco de graves tormentas nesta sexta-feira à noite a partir do sul do Texas em direção ao leste e ao longo da costa do Golfo até o Nordeste.

 

(Reportagem de Bob Chiarito em Rochelle, Mary Wisniewski em Chicago e Brendan O'Brien em Milwaukee)