ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Condenado principal acusado dos atentados na maratona de Boston

Dzhokhar Tsarnaev, de 21 anos, foi considerado culpado de todas as 30 acusações a que respondia.

Data: Quinta-feira, 09/04/2015 00:00
Fonte: G1. Globo/ Jornal Nacional
 
 
 
 

Um dos responsáveis pelo ataque à maratona de Boston, há quase dois anos, foi declarado culpado pelo maior atentado terrorista em solo americano desde o 11 de setembro de 2001.

 

O dia que Boston esperou por quase dois anos enfim chegou. Dzhokhar Tsarnaev, de 21 anos, foi considerado culpado de todas as 30 acusações a que respondia. Entre elas, a de usar armas de destruição em massa em espaço público.

 

Com o irmão mais velho, Tamerlan, Dzhokhar detonou as duas bombas que mataram uma criança e dois adultos e feriram mais de 260 pessoas na linha de chegada da maratona, em 15 de abril de 2013.

 

Ele também foi condenado pela morte de um o policial, atingido por um tiro durante a fuga. No julgamento, que durou 34 dias, o promotor mostrou que os irmãos Tsarnaev começaram a planejar o atentado três meses antes.

 

Em janeiro de 2013, Tamerlan comprou as panelas de pressão onde foram colocados os explosivos. Ele morreu dias depois do atentado, quando era perseguido pela polícia.

 

O tribunal lotado ouviu em silêncio o veredito dos 12 jurados. Segundo testemunhas, Dzhokhar não demonstrou emoção. Na semana que vem, começa uma nova fase do julgamento, quando o júri vai decidir qual será a pena de Dzhokhar.

 

A acusação quer a pena de morte. A defesa alega que Dzhokhar foi influenciado pelo irmão e que, por isso, merece a punição mais branda nesse caso: prisão perpétua.

 

Karen Bressard, que foi atingida por estilhaços da bomba, comemorou o resultado do julgamento. “Estou feliz por mostrar ao mundo que não podemos tolerar um atentado”, disse ela.