ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ibama confirma 4 caminhões queimados e quadrilha que extraiu madeira é procurada

Data: Quinta-feira, 02/04/2015 00:00
Fonte: Só Notícias/Herbert de Souza

 

O diretor de operações do Ibama, Luciano Evaristo, disse ao Só Notícias, que estão sendo procurados os envolvidos na extração ilegal de aproximadamente 2,5 mil metros cúbicos de madeira (pelo menos 1.500 toras) de uma área em União do Sul (130 km de Sinop). “Esta é uma quadrilha da pior espécie. Basta observar a forma como é retirada a madeira. Eles utilizam os caminhões, depois extraem uma ou outra peça para que não funcione. Então, quando fazemos a operação, eles esperam a gente ir embora, colocam as peças no veículo novamente e retomam o crime”, afirmou.

 

Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fizeram as apreensões ontem. Nenhuma pessoa foi presa porque fugiram quando notaram o helicóptero do Ibama. Entretanto, a intenção do órgão é rastrear as placas e chegar até os proprietários de caminhões. Estima-se que o prejuízo chegue a R$ 3 milhões, já que a carga apreendida é já que é composta de madeiras nobres, entre elas, itaúba e cedrinho, que será doada para várias prefeituras na região.

 

“Ainda não podemos afirmar se os donos da terra estão ou não envolvidos. Esta questão vai demandar um período de investigações, mas vamos chegar até os responsáveis. A questão é que vamos combater o desmatamento de frente. Se estiver desmatando ilegalmente, nós vamos cobrar”, afirmou o assessor de comunicação, Badaró Ferrari.

 

 

Inicialmente, dois caminhões foram incendiados, porém, segundo Badaró, não houve possibilidade de trazer mais dois veículos apreendidos, que também foram destruídos. “Vistoriamos 15 caminhões no total e, destes, quatro foram apreendidos em flagrante. A legislação nos permite destruir os veículos quando não houver possibilidade de remoção e sua permanência represente ameaça ao meio ambiente. Estava claro que se deixássemos no local, os envolvidos dariam um jeito de pegar os caminhões de volta. Duas motocicletas também foram incendiadas”, apontou.

 

 

A operação, denominada Apoena, é apenas o início da parceria entre a Sema e o Ibama em Mato Grosso, apontou Ferrari. “É o único Estado da Amazônia Legal com este tipo de parceria (Ibama e Sema). A gente vai entrar com contingente humano e materiais e a Sema oferece seu suporte em inteligência. Serão quase 400 homens monitorando o Nortão, sul do Pará e uma parte de Rondônia. Temos sete aeronaves sobrevoando a região durante 24 horas e alta tecnologia, com imagens de satélite. Tudo isso será coordenado a partir de Sinop. Este ano será um marco no combate ao desmatamento”.

 

 

Conforme Só Notícias já informou, o Ibama só conseguiu localizar os grileiros porque a operação teve dois helicópteros que localizaram onde estavam os caminhões. Por conta da área já ter sido embargada três vezes nos últimos dois anos, estava sendo feito monitoramento via satélite e os fiscais já sabiam da extração ilegal da madeira, que costuma ser maior nesta época do ano devido ao período de chuva deixar as raízes molhadas e suscetíveis à queda, facilitando o processo de retirada. Para recolher todo o material apreendido, foram necessários cerca de 80 caminhões.