ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Brasil começa perdendo, mas melhora e vira sobre a França

Data: Sexta-feira, 27/03/2015 00:00
Fonte: Felipe Simões Do Diário do Grande ABC

É impossível assistir a Brasil e França no Stade de France, em Paris, e não se lembrar da final da Copa do Mundo de 1998, vencida pelos Bleus por 3 a 0, com exibição de gala de Zidane. Em diversos momentos do amistoso de ontem, que terminou com vitória brasileira por 3 a 1 – gols de Varane, Oscar, Neymar e Luiz Gustavo –, foi possível ver similaridades com a decisão há 17 anos.


A primeira etapa, por exemplo, teve amplo domínio francês. Bem ao estilo do agora treinador Didier Deschamps, os donos da casa trocavam passes e levavam perigo à meta de Jefferson. Aos sete, o goleiro precisou fazer uma bela defesa em cabeçada de Benzema – outro camisa 10 de origem argelina que deu trabalho ao Brasil.

 

A superioridade francesa deu resultado, tal qual em 1998. Em lance parecido com o segundo gol azul na decisão do Mundial, Varane – como fizera Zidane – subiu mais do que a zaga após cobrança de escanteio e inaugurou o placar.


Porém, desta vez, o Brasil reagiu. Com 39, Oscar recebeu de Roberto Firmino e, de bico – mais na raça do que na técnica, como era o estilo do técnico Dunga enquanto atleta – deixou tudo igual. Foi o primeiro gol brasileiro no estádio desde os 2 a 1 sobre a Escócia, na estreia da Copa de 1998 – a partir de então, foram quatro jogos sem marcar no local.


Na segunda etapa, Neymar tratou de pulverizar de vez tal marca. Ao receber do ribeirão-pirense Willian, o camisa 10 bateu forte e fez, aos 11 minutos. Foi a segunda virada da Seleção sobre os franceses na história – a primeira foi em agosto de 1930 e terminou 3 a 2.


Superior, o Brasil marcou o terceiro aos 24, em lance também muito parecido com o primeiro gol de Zidane em 1998. Willian cobrou na cabeça de Luiz Gustavo, que cabeceou forte às redes e garantiu a sétima partida de invencibilidade de Dunga na volta à Seleção.


Neymar fica a um gol de alcançar Jairzinho na lista de artilheiros

Com o belo gol marcado contra a França, Neymar chegou a seu 43º tento com a camisa da Seleção Brasileira e está um de alcançar Jairzinho, o sexto no ranking de artilheiros. A lista leva em conta somente jogos oficiais e amistosos reconhecidos pela Fifa.


Apesar da igualdade numérica, a média do atual camisa 10 do Brasil é superior à do Furacão da Copa de 1970. Neymar fez 61 partidas com a amarelinha e tem média de 0,70 gol por jogo, enquanto Jairzinho atuou 106 vezes e encerrou a carreira com 0,42 tento por partida.


O próximo ‘alvo’ de Neymar é Bebeto, que tem 52 gols em 88 partidas pela Seleção Brasileira.