ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Secretária convoca reunião estratégica para iniciar Plano de Ação 2015

Uma das definições importantes foi a escolha do tenente coronel Hector Péricles, do Corpo de Bombeiros, como o novo secretário-executivo do Comitê, ocupando as tarefas de planejar, coordenar e articular as aç&otild

Data: Quarta-feira, 25/03/2015 00:00
Fonte: Da Assessoria
Crédito: Pedro Silva/Divulgação
Queimadas no primeiro bimestre de 2015 tiveram aumento recorde, diz Inpe
 

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, convocou a primeira reunião estratégica com os principais integrantes do Comitê do Fogo para dar início à confecção do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado de Mato Grosso (PPCDQ/MT) deste ano. 
Estiveram reunidos na tarde de segunda-feira (23.03) o secretário de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, representantes da Superintendência de Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, do Batalhão de Polícia Ambiental e da Superintendência de Fiscalização da Sema. Uma das definições importantes foi a escolha do tenente coronel Hector Péricles, do Corpo de Bombeiros, como o novo secretário-executivo do Comitê, ocupando as tarefas de planejar, coordenar e articular as ações. 
Também ficou decidido que a primeira reunião oficial do Comitê do Fogo - e que reunirá todas as instituições do governo do Estado, do governo federal e outros parceiros - será na sexta-feira (27.03), às 14h, no Auditório Pantanal, na Sema. Conforme Ana Luiza, é importante observar os planos que já existem, referentes aos anos anteriores, para apresentar uma proposta que contemple a diretriz operacional e financeira integrada com as instituições do governo do Estado envolvidas (Secretarias de Estado de Saúde, Educação, Planejamento, Cidades) e os órgãos federais, como o Ibama, que pretende realizar uma força-tarefa esse ano no combate ao fogo. 
“Uma das áreas mais sensíveis é o assentamento rural, por isso temos que estar muito atentos nas ações educativos com esses pequenos produtores”. Ela salientou ainda sobre a importância de parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), o Judiciário e as prefeituras municipais nesse trabalho de prevenção. 
Em razão de ter a responsabilidade sobre as unidades de conservação estaduais, a Sema já orientou os gerentes dos parques a iniciarem as notificações dos proprietários do entorno para fazer o acero e evitar que o fogo não autorizado adentre essas unidades. A superintendente de Educação Ambiente da Sema, Vânia Montalvão Guedes, disse que já está previsto neste momento o curso para 75 brigadistas entre maio e julho, que atenderão a região de cinco unidades de conservação da região noroeste de Mato Grosso, nos municípios de Colniza, Cotriguaçu e Aripuanã. Entre as unidades estão: Reserva Roosevelt, Parque Estadual Igarapés do Juruena, Estação Ecológica Madeirinha e Parque Estadual Tucumã. “É uma região que exige mais atenção porque integra o Fundo Amazônia”. 
Dados recentes 
Mato Grosso registrou 1.837 focos de calor entre 1º de janeiro e 11 de março deste ano, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), valor 177% a mais que o mesmo período do ano passado, quando 661 focos de calor foram identificados. Desse total, apenas 67 queimadas foram autorizados pela Sema, por estar fora do período proibitivo das queimadas, que é entre 15 de julho e 15 de setembro. 
Isso significa que quase 2.741 % dos focos de queimadas deste ano são ilegais e estão ligados principalmente ao desmatamento ilegal. Um monitoramento da qualidade do ar já identificou que desde o dia 9 de março municípios na região norte do Estado, como Sinop e Sorriso, estão com a qualidade do ar alterada em razão da fumaça.