ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Aprovação da LOA aproxima lançamentos de concursos que somam quase 29 mil vagas

Data: Domingo, 22/03/2015 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Thalita Araújo

Foto: Reprodução/Ilustração

Aprovação da LOA aproxima lançamentos de concursos que somam quase 29 mil vagas
O projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015 foi aprovado esta semana pelo Congresso Nacional e segue para a sanção presidencial. Seu trâmite deve terminar ainda esta semana. Com a aprovação, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) já pode começar a emitir autorizações para solicitação de vagas de órgãos federais.


A LOA prevê, em 2015, a abertura de concursos públicos que somam quase 29 mil vagas, um volume 39% menor que da LOA 2014, que apresentou quase 48 mil postos de trabalho em órgãos federais.

 
Do total de oportunidades, 13.974 serão para o Poder Executivo (que terá o maior número de ofertas), 9.177 para o Poder Judiciário, 3.897 para a Defensoria Pública da União, 1.879 para o Ministério Público da União e o Conselho Nacional do Ministério Público e 30 para o Poder Legislativo. 


A previsão é que haja oportunidades para o Ministério da Educação (MEC), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes), Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério Público da União (MPU), Câmara dos Deputados, Supremo Tribunal Federal (STF), Justiça Federal, Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho, Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e alguns concursos bastante esperados, como no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Receita Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).