ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Receita Federal recebeu mais de 3,7 milhões de declarações

Apenas no estado de São Paulo, foram entregues 1.131.280 formulários no período. Prazo de entrega termina em 30 de abril

Data: Quinta-feira, 19/03/2015 00:00
Fonte: Da Assessoria RF

Até às 17 horas desta quinta-feira (19), a Receita Federal recebeu mais de 3.784.588 declarações do Imposto de Renda 2015, ano-base 2014.


De acordo com Receita, no estado de São Paulo, das 8,9 milhões de declarações esperadas, foram entregues 1.131.280 no período.


O prazo de entrega termina em 30 de abril e são esperadas 27,5 milhões de declarações. 



TV Receita

A Receita Federal divulgou no canal TV Receita, no Youtube, uma série com 11 vídeos sobre o imposto de renda da pessoa física. A série, chamada TV Receita Responde, aborda as principais dúvidas que surgem nesta época de entrega da declaração.


Para o chefe da Assessoria de Comunicação Social da Receita Federal, Pedro Mansur, "o órgão pretende ampliar a cada ano as formas de comunicação para esclarecer o contribuinte do IR”.


Segundo Mansur, a TV Receita está sendo utilizada para facilitar o entendimento do cidadão. "E já estamos tentando veicular uma campanha publicitária na mídia, como fizemos no ano passado", explica.


Confira dois dos vídeos divulgados:



e-Defesa

A Receita Federal informa que desde janeiro de 2015 está produção o sistema e-Defesa que permite aos contribuintes que receberem notificações da Malha IRPF regularizarem sua situação de maneira mais ágil.


O sistema relaciona eletronicamente as infrações lançadas, com opção para pagamento, parcelamento ou contestação dos valores. No caso de contestação, o contribuinte pode escolher um ou mais motivos entre os elencados ou redigir seu próprio texto.


O sistema também pode ser utilizado para responder a uma intimação ou para solicitar a antecipação de análise da declaração, para os contribuintes que ficaram retidos em malha mas ainda não foram intimados.


Nesse caso, é preciso realizar previamente o agendamento por meio do “Atendimento virtual (e-CAC)”, acessando o serviço “Extrato do Processamento da DIRPF” disponível na aba “Declarações e Demonstrativos”.


O e-Defesa  pode ser acessado no sítio da Receita Federal na opção "Atendimento - Malha Fiscal", no "Onde encontro", ou pelo ícone “e-Defesa” ao final da página principal. Confira todas as informações sobre a declaração do