ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Com doença rara de Alzheimer, ex-militar sabe como vai morrer

Data: Sexta-feira, 13/03/2015 00:00
Fonte: O Povo

Chris Graham, de 39 anos, é um ex-militar que sofre de uma forma rara e precoce de Alzheimer. A doença, Conhecida como Alzheimer familiar, afeta vários membros de um uma mesma geração.


Graham herdou a condição de seu pai, que morreu com apenas 42 anos. O irmão dele, Tony, que é quatro anos mais velho, já vive em tratamentos intensivos, com alimentação por um tubo e não consegue mais falar. Já suas duas irmãs foram testadas e não carregam a mutação genética.


"De certa forma, fiquei aliviado. Ninguém sabe quando vai morrer. Mas eu tenho uma boa noção de até onde vou. Poderia ficar triste ou obcecado com isso, mas vejo como um bônus: vou planejar as coisas para que possa fazê-las", diz.


O ex-militar deixou o exército em janeiro e já está com problemas na memória.


"O alarme soou para mim quando Tony ficou doente. Fiz um exame de sangue e ele confirmou que eu tenho um gene que desencadeia o Alzheimer de início precoce. Foi um choque, mas eu suspeitava de que estava afetado, porque eu esqueço muito as coisas."


Chris vive com a mulher e um filho recém-nascido, na cidade de Oxfordshire, na Inglaterra. Chamado de Dexter, o filho do ex-soldado pode ter herdado a mutação genétic.


O pai aguarda que a ciência faça algo, já que o filho tem 50% de chance de ter a mutação. "Se conseguimos colocar um homem na Lua, não podemos encontrar uma cura para a doença de Alzheimer?"


Buscando ajudar outras pessoas que sofrem ou quem podem a vir sofrer da doença, Chris vai dar início a uma maratona de 26 mil Km de bicicleta no próximo mês.


A maratona de um ano pela costa do Canadá, até aos Estados Unidos, vai arrecadar dinheiros para o Alzheimer's Research UK e a instituição de caridade ABF The Soldiers'.


Segundo a BBC, somente  400 família no mundo sofrem com Alzheimer familiar.