ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Dilma é recebida no Rio com aplausos e oração

Presidenta participou da inauguração das obras de expansão do porto do Rio

Data: Quinta-feira, 12/03/2015 00:00
Fonte: Jornal do Brasil/ Cláudia Freitas

A presidenta Dilma Rousseff foi calorosamente recebida nesta quinta-feira (12/3) na inauguração da primeira etapa das obras de expansão do porto do Rio de Janeiro, na Zona Portuária da cidade. Acompanhada pelos ministros Joaquim Levy (da Fazenda) e Edinho Araújo (Secretaria dos Portos), do governador Luiz Fernando Pezão, do prefeito Eduardo Paes, e de outras autoridades, Dilma recebeu aplausos dos funcionários das empreiteiras responsáveis pelo empreendimento. Um dos operários, Oswaldo de Lima Jorge, de 53 anos, fez uma oração para a presidenta e para o povo brasileiro


"Não tem nada a ver com religião, eu só acho que todos nós precisamos de oração", disse Oswaldo, que é motorista de veículos pesados. Em uma coletiva de imprensa realizada após a cerimônia, a chefe de estado citou o ato do motorista. "Uma oração muito bonita, espontânea, feita para todos nós e pedindo para sermos abençoados", disse.


Dilma afirmou em seu discurso que os ajustes fiscais e medidas para reequilibrar a economianacional devem durar até o final do ano. A importância das Parcerias Público-Privadas (PPPs), especialmente para superar a crise internacional, também ganhou destaque nas suas declarações. 


A presidenta ressaltou a importância da expansão do porto carioca para o país, pontuando os seus impactos positivos para outros setores produtivos. Ela destacou também a relevância das Parcerias Público Privadas, as chamadas PPPs, para a criação de "um circulo virtuoso", que estimula o desenvolvendo através de recursos financeiros e tecnológicos e torna viáveis os grandes investimentos, citando como exemplo as obras do porto do Rio.

 
 
 

Com um investimento total de R$ 1,8 bilhão, proveniente dos setores privado e público, as obras de expansão vão permitir um crescimento significativo nas arrecadações de ISS (Imposto Sobre Serviço) e de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço). O porto passará a ter o maior cais contínuo de movimentação de contêineres e veículos da América do Sul, estimulando o desenvolvimento regional e refletindo nos números nacionais.O Rio é o segundo maior importador do pais, atingindo R$ 21,7 bilhões no ano passado. 

 

O estado esta ainda entre os 10 principais portos do país, contabilizando o maior agregado de cargas, U$ 2,1 por tonelada. Por isso, é o estado que mais arrecada impostos federais, estaduais e municipais. A Zona Portuária também receberá incentivos pesados para atender às atividades do porto. 

 

O governador Pezão atribuiu o crescimento econômico do estado e o sucesso das obras no porto à parceria com o governo federal. Pezão disse que a sua administração continua à disposição para novos projetos e grandes parcerias.