ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

PSB prepara candidatura de Marta à Prefeitura de São Paulo

A senadora petista vem se distanciando e atacando o partido no qual milita há 20 anos. Em artigo, Marta Suplicy diz que governo Dilma consegue reunir todas as condições necessárias para a \"levar a vaca para o atoleiro\&qu

Data: Sábado, 07/03/2015 00:00
Fonte: FOLHAPRESS

Integrantes do PSB afirmam que está “muito bem encaminhado” o desembarque da senadora Marta Suplicy (PT-SP) para a sigla. A petista vem se distanciando e atacando publicamente, desde o fim do ano passado, o partido no qual milita há mais de 20 anos.

 

Nesta quinta, 5, antes de uma reunião do diretório pessebista em Brasília, integrantes da cúpula do partido fizeram um encontro em separado no qual deram como certa a migração de Marta para a legenda.

 

O avanço nas negociações foi registrado pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta sexta, 6. Procurado pela reportagem, o vice-governador do Estado, Márcio França, presidente estadual da legenda, nega que o acerto tenha sido oficializado e diz que ainda não se encontrou com Marta para falar do assunto. Nos bastidores, no entanto, integrantes da sigla confirmam que França e Marta já discutiram a mudança e que o PSB teria assegurado à petista que, se for para o partido, ela será a candidata da legenda à Prefeitura de São Paulo.

 

Marta e o PSB trabalham para não melindrar outras siglas que tinham acenado com espaço para a senadora. O Solidariedade, do deputado Paulinho da Força (SP), por exemplo, foi quem deu início às tratativas para a saída da senadora do PT.

 

Paulinho, França e o PPS têm um acerto para se unirem em torno da candidatura de Marta à prefeitura caso ela conclua a saída do PT para qualquer uma das três siglas. As conversas com o PSB também têm o apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que é aliado de França.

 

No lado petista, todos os esforços feitos até agora para conter a senadora naufragaram. Dirigentes da legenda em São Paulo telefonaram e escreveram a Marta nas últimas semanas, mas não foram atendidos. O clima de “divórcio” da petista com a legenda foi reforçado por artigo publicado por ela nesta sexta-feira, 6, no jornal Folha de S.Paulo.

 

No texto, Marta diz que o governo Dilma Rousseff (PT) conseguiu reunir todas as condições necessárias para a “levar a vaca para o atoleiro”: “a negação da realidade e trabalhar com as estratégias erradas”, escreve. A senadora diz ainda que a “roubalheira” na Petrobras é “sistêmica”, que a estratégia de culpar o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) pelos desmandos parece “diversionista” e reforça o discurso da oposição de que Dilma mentiu durante a campanha eleitoral para se reeleger.

 

“Afunda-se o país e a reeleição navega num mar de inverdades, propaganda enganosa cobrindo uma realidade econômica tenebrosa, desconhecida pela maior parte da população”, diz. Ela afirma ainda que Dilma, em sua posse, em vez de fazer uma autocrítica, brindou a população com “mais um discurso de campanha”. “Parece brincadeira, mas não é”, arremata. (da agência Folhapress)