ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Protestos nas BRs são suspensos até o dia 10 em MT, dizem caminhoneiros

Interlocutor dos manifestantes disse que nova tabela de frete deve ser feita. Caminhoneiros bloquearam rodovias em MT por 12 dias seguidos.

Data: Terça-feira, 03/03/2015 00:00
Fonte: Pollyana Araújo Do G1 MT

 

Depois de uma reunião com o governo federal, na segunda-feira (2), os caminhoneiros decidiram suspender os protestos nas rodovias federais em Mato Grosso até o próximo dia 10, quando outro encontro deve ser realizado, em Brasília, para discutir a formatação de uma nova tabela 'balizadora' do preço do frete, como informou um dos interlocutores dos manifestantes no estado, Gilson Baitaca. Com essa nova tabela, as transportadores de carga e os caminhoneiros autônomos não devem fazer frete com preço abaixo do previsto nessa tabela.


O interlocutor disse que devem participar da reunião o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, o secretário geral da Presidência da República, Miguel Rosseto, e representantes da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e dos caminhoneiros, além da equipe econômica do governo federal. Ficou estabelecido que a tabela tem que estar pronta em 45 dias a contar do dia 10. "Se nessa reunião a gente perceber que não haverá avanço, os bloqueios serão retomados.


 
RODOVIAS FECHADAS
Caminhoneiros fazem protestos pelo país 

Então, se não 'andar, vamos parar novamente ate que a tabela seja formatada novamente, mas espero que o acordo com o governo federal seja cumprido", declarou Baitaca, que é da região de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, onde foi começaram os bloqueios em Mato Grosso, no último dia 18. Até esta segunda-feira, os manifestantes bloqueavam trechos da BR-163.


A liberação ocorreu no período da noite e depois disso, conforme um dos líderes do movimento, as vias não devem mais ser bloqueadas no estado. Esse acordo feito com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, que teria sido encarregado pela presidente Dilma Roussef de negociar com a categoria, também teria sido feito pelos representantes dos caminhoneiros de Mato Grosso do Sul, como informou Gilson Baitaca, que ainda encontra-se em Brasília para participar de outras reuniões de interesse dos caminhoneiros.


Outra reivindicação dos caminhoneiros é que o governo federal dê prazo de carência de 12 meses para o pagamento de empréstimos contraídos por meio do programa 'Pró Caminhoneiro' para a aquisição de caminhões e outros veículos pesados, entre eles máquinas agrícolas, e até mesmo sistema de segurança para os veículos. Esse prazo deverá ajudar os caminhoneiros que encontravam-se em crise a recompor a situação financeira. Os recursos desse programa é proveniente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).