ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Treinamento a operadores do Geo-Obras busca sanar dúvidas

Data: Quarta-feira, 25/02/2015 00:00
Fonte: Diário de Cuiabá

 

A primeira turma da capacitação para operadores do Sistema Geo Obras teve início nesta segunda-feira (23) e teve a participação de servidores dos municípios de: Cuiabá, Porto Espiridião, Chapada dos Guimarães, Aripuanã, Gloria D' Oeste, São José do Povo, Ribeirão Castanheira, Brasnorte, pontes e Lacerda, Ipiranga do Norte, Barão de melgaço, Jaciara, Alta Floresta, Jaciara, Novo Santo Antônio, Nobres e Barra do Bugres. O curso é oferecido pela Secretaria de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia do Tribunal de Contas de Mato Grosso e tem como objetivo sanar as dificuldades dos agentes públicos na inserção de informações no sistema.


A facilitadora do treinamento, Heloisa Auxiliadora Boaventura de Moraes (Secex Obras), explicou que "o TCE-MT fiscaliza a execução de obras públicas e serviços de engenharia nos 141 municípios do Estado. Para tanto, a instituição conta com o Sistema Geo-Obras, um software próprio que gerencia informações sobre contratos, prazos, editais e andamento". A inserção de informações no Geo-Obras é de responsabilidade das unidades gestoras que designa servidores para operar o sistema.


A técnico administrativo da Prefeitura de Brasnorte, município localizado na região noroeste do Estado, há 580 km da capital, Fabiani Aparecida Urnauer, é a responsável pela inserção de informações de sua instituição no sistema Geo Obras. A servidora conta que nos últimos três anos, período no qual exerce a função, tem acompanhado melhorias no sistema, entre elas a emissão de alertas sobre erros nos documentos.


Mensalmente, a equipe da Secex Obras verifica, por meio de um chek list dos documentos, se informações enviadas estão corretas ou se há ausência de documentos. Ao encontrar uma falha, a equipe notifica o controlador interno para que alerte o gestor e corrija o erro. "Essa ação tem sido importante, pois muitos dos erros cometidos são por desconhecimento do sistema e a cada capacitação aprendemos mais", afirmou a servidora.


De acordo com a facilitadora, algumas das principais dificuldades também podem ser sanadas com a leitura das Orientações Técnicas do Instituto Brasileiro de Auditoria em Obras Públicas, disponíveis pelo link: http://www.ibraop.org.br/orientacoes-tecnicas/ (Assessoria/TCE-MT)