ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeito se reúne com operadores de ETA para debater sobre reivindicações da classe

Data: Sábado, 21/02/2015 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS/ EDSON PRATES


O prefeito Ednilson Faitta se reuniu em seu gabinete, na manhã de quinta-feira (19), com operadores de ETA (Estação de Tratamento de Água)  para debater sobre as reivindicações da classe, que cobra melhorias no ambiente de trabalho, bem como reajuste salarial.


Durante a reunião, os servidores públicos expuseram ao prefeito a real situação em que se encontram a estrutura física e a instalação elétrica do setor que, segundo eles, necessitam de uma reforma urgente.


Na oportunidade, o prefeito esclareceu que os serviços de reforma na Estação de Tratamento de Água já estavam programados e vão começar na próxima semana. “Houve um processo licitatório no ano passado e que foi concluído no começo de dezembro, então fizemos o contrato com a empresa vencedora que é a Serralheria Esquadril. Inclusive já estão preparando o material para posteriormente colocar na ETA, onde será necessário trocar várias placas que fazem o tratamento da água”, disse.


Quanto à correção salarial, Ednilson afirmou que ambas as partes estiveram de acordo sobre a necessidade do aumento do salário base dos operadores do Departamento de Água e Esgoto (DAE). Segundo ele, a questão será discutida e encaminhada à Câmara Municipal para que os vereadores analisem. O Prefeito ainda aproveitou a ocasião, para falar sobre a paralização de uma das ETAs, que ocasionou a falta de abastecimento de Água em alguns setores do município.


“Houve a paralisação pela falta de condições de trabalho de uma das ETAs. Como está com problemas, a água chega a ser tratada, mas não faz a decantação correta, nem elimina a turbidez da água, então esse processo não é adequado. Definimos que o abastecimento será retomado para que supra a necessidade e a partir da semana que vem haverá racionamento, onde apenas uma ETA estará funcionando, para que a reforma seja feita e normalize o fornecimento de água, com isso a população tem que fazer economia para que não fiquem sem água”, alertou.   


Ednilson também apresentou um relatório com os valores arrecadados pelo DAE durante o ano de 2014, que segundo ele, não cobriram as despesas, inviabilizando os investimentos em melhorias da estrutura. “Para se ter uma ideia, no ano passado o faturamento total de água  foi cerca de 1 milhão e 360 mil reais, porém arrecadamos apenas oitocentos e cinquenta mil reais, então mesmo que tivéssemos arrecadado 100% da fatura, mal dava para cobrir as despesas com energia, funcionários e tratamento de água” esclareceu.


“Os problemas existem justamente pela falta de recursos, pois temos que tirar dinheiro de outros setores da Prefeitura para investir no DAE. Com esse dinheiro, por exemplo, nós poderíamos ter comprado duas ambulâncias para atender a saúde da população ou feito outros investimentos em saúde, então é necessário que a população se conscientize e que cada um faça sua parte. Estamos cientes de que é necessário fazer um ajuste fiscal, cobrar, e quando for o caso, cortar a água de quem não paga”, justificou.


O prefeito ainda afirmou que será preciso desativar a ETA do Bairro Jardim Planalto, que não funciona 100%, e utilizar a estação de tratamento do Centro, para que a população daquela localidade também receba água de qualidade. No fim, ele avaliou o encontro de forma positiva, destacando a importância do diálogo com os funcionários públicos.


“Foi muito bom, falamos sobre a realidade do DAE, que muitas das vezes não se pode fazer investimentos devido a baixa arrecadação. Mostramos os processos licitatórios e  explicamos toda a burocracia que existe. O dialogo é sempre muito importante, eles fizeram suas reclamações e nós vamos atendê-los na medida do possível”, acrescentou Faitta.


Por outro lado, o operador Isaias Tubaroski, elogiou a iniciativa do chefe do executivo, classificando a reunião como bem-sucedida. “A recepção que tivemos foi ótima. Conforme o combinado, fomos até o prefeito, esclarecemos todos os pontos, e o encontro foi bastante produtivo”, disse.


Também participaram da reunião, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aripuanã (SISPUMA) Evaldo Brito, os vereadores Audison Lima e Claudiney Gonçalves, além do secretário adjunto de Governo Aguinaldo Anacleto.