ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Governo privilegia JBS; pequenos frigoríficos vão desaparecer

Data: Quinta-feira, 19/02/2015 00:00
Fonte: Agrolink


“Responsáveis por mais de 900 mil empregos, pelo abastecimento de quase 50% do mercado interno de carne bovina e pelo equilíbrio econômico na competição que introduzem no setor, os mais de 600 pequenos e médios frigoríficos que operam no país estão em vias de desaparecimento”, alerta a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo). 

blz


De acordo com a entidade, isso ocorre pela “brutal dominação que se instalou no setor nos últimos anos e que continua se acentuando. Não existe igualdade de oportunidades no setor de carne bovina brasileiro pela ausência de um tratamento igualitário às empresas, o que eliminou a concorrência”. 



“O BNDES criou um gigante que está engolindo a tudo e a todos e que parece fora de qualquer controle. Os setores de aves e suínos caminham na mesma direção. Se nada for feito, a JBS vai dominar por completo a produção de proteínas animais no país. Isto interessa ao país, aos produtores e a sociedade brasileira em geral?”, questiona o Presidente Executivo da entidade, Péricles Salazar.



“Hoje em dia as margens estão apertadas pela concorrência predatória que se faz com dinheiro público e não há mais condições de repassar qualquer alta no preço do boi ao consumidor. Muitas unidades estão fechando, sem condições de sobrevivência”, explica o dirigente. 



Para ele, a única saída para a manutenção de um equilíbrio econômico sadio no setor, seria a adoção de uma política pública voltada exclusivamente para os pequenos e médios frigoríficos, para que possam competir em igualdade de condições. 



Salazar pede “socorro a Ministra da Agricultura Kátia Abreu, a Presidente da República Dilma Rousseff e a todos os parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária Brasileira, no sentido de que se busque uma solução urgente para este sufoco já há muito vivido pelos pequenos e médios frigoríficos, provocado pelas benesses do BNDES”.