ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Campeã do Carnaval do Rio será definida nesta quarta

Disputa neste ano está acirrada. Mocidade, Salgueiro, Portela e Tijuca se destacaram nas duas noites de desfiles na Sapucaí

Data: Quarta-feira, 18/02/2015 00:00
Fonte: Veja. Abril

 Desfile da Unidos da Tijuca com o enredo: "Um conto marcado no tempo - O olhar suíço de Clóvis Bornay"

Desfile da Unidos da Tijuca com o enredo: "Um conto marcado no tempo - O olhar suíço de Clóvis Bornay" - Mauro Pimentel/VEJA.com


O Rio de Janeiro define na tarde desta quarta-feira a escola de samba campeã do Carnaval 2015. A apuração começa às 16h45. As seis primeiras classificadas retornarão ao sambódromo no sábado para o desfile das campeãs.

 

Os desfiles deste ano foram marcados pelo equilíbrio entre as escolas. Sob muita chuva,Mocidade Independente de Padre Miguel e Salgueiro foram os destaques da primeira noite. Já Portela e Tijuca despontaram como favoritas na segunda. Abaixo, confira os pontos positivos e negativos de cada escola.


Os critérios de desempate e classificação estão estabelecidos no Regulamento divulgado pela Liesa, a Liga das escolas do Rio. Com a recente extinção do quesito Conjunto, nove serão avaliados: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias/Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala/Porta-Bandeira. Cada quesito terá quatro julgadores, que concederão notas entre 9 e 10 pontos, com frações de um décimo.

  

Desfiles do Grupo Especial paulistano, na noite deste sábado (14) no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo

Desfiles do Grupo Especial paulistano, na noite deste sábado (14) no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo - Ricardo Matsukawa/VEJA.com

 

Em caso de empate, o último quesito a ter as suas notas anunciadas será o primeiro a ser usado para fazer o desempate. Se a pontuação das agremiações continuar igual, o desempate será feito no quesito anterior, e assim sucessivamente. Caso mesmo assim elas continuem empatadas, a classificação será definida por sorteio.


Só serão admitidos empates entre duas ou mais escolas de samba quando isso ocorrer na primeira colocação, desde que elas tenham obtido, com as três notas válidas, soma de pontos igual em cada um dos quesitos.

As escolas da primeira noite de desfiles no Rio

  

Viradouro

Samba-enredo: Nas Veias do Brasil, é a Viradouro em um Dia de Graça


Pontos fortes: A dramatização da comissão de frente, com Juliana Paes e 13 rapazes que puxavam correntes de ouro que viravam chicotes foi um dos pontos altos. Em frente ao baobá, a coreografia foi bem executada e contribuiu para enriquecer o samba-enredo, outro destaque da escola. O fim do desfile trouxe alas com as cores da bandeira do Brasil, decisão acertada, já que a ideia era transmitir a importância dos negros vindos do além-mar na constituição do povo brasileiro.


Pontos fracos: A escola foi a que mais sofreu com a chuva e fez com que muitos componentes deixassem, no meio do caminho, partes de suas fantasias. O som apresentou algumas falhas e um dos carros alegóricos desfilou sem um braço de uma representação do anjo negro. Além disso, apesar de o tema "negritude" ter recebido uma releitura caprichada, o assunto já foi bastante explorado e perde pontos nos quesitos criatividade e inovação.


Famosos: A atriz Juliana Paes, a bailarina Carol Nakamura, os tenistas Gustavo Kuerten, Rafael Nadal e David Ferrer, além dos atores Aílton Graça e Leandro Hassum.
 
 

As escolas da segunda noite de desfiles no Rio

  

São Clemente

Samba-enredo – A Incrível História do Homem que Só Tinha Medo da Matinta Perera, da Tocandira e da Onça do Pé de Boi


Pontos Fortes – O intérprete do samba enredo estava sem camisa na avenida, vestido de Zumbi, provando que toda a agremiação festejava. Outro destaque foi a rainha de bateria, a mais jovem de todas do Rio de Janeiro. Com 16 anos, a musa contagiou. A comissão de frente deixou de lado todos os elementos cenográficos e surpreendeu com apenas dança e uma maquiagem impecável, sem efeitos exagerados. O primeiro carro alegórico possuía uma escultura gigante de bruxa rica em detalhes, como dentes cariados.


Pontos Fracos – Sem patrocínio e com muitas dívidas, segundo o presidente, a agremiação apresentou um show simples. O segundo carro não chamou tanta atenção, apesar de seu comprimento. Apesar da criatividade, algumas fantasias deixavam a desejar no aspecto de qualidade. Aliás, devido ao peso das vestes, com 30 quilos, cinco baianas precisaram ser socorridas durante o desfile.


Famosos – A carnavalesca tradicionalíssima Rosa Magalhães prestigiou seu trabalho na pista. A viúva do homenageado Fernando Pamplona, a bailarina Zeni, também participou.
 

(Com Estadão Conteúdo