ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ministra promete adequar Portaria para destravar segmento florestal

Data: Quinta-feira, 12/02/2015 00:00
Fonte: Por Assessoria Cipem-MT

 

A ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira garantiu ao setor florestal de Mato Grosso, durante a reunião na tarde desta quarta-feira (11.02), em Brasília que irá resolver todos os desconfortos criados com a publicação da Portaria 443, de 17 de dezembro de 2014. O fato é um alívio para o segmento florestal uma vez que serão resolvidos os problemas criados com a falta de regulamentação da referida Portaria.


O presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Geraldo Bento, ficou satisfeito com a reunião, que serviu para esclarecer as dúvidas em relação à 443. “Estamos otimistas com as declarações da ministra que colocou-se à disposição para dar solução aos problemas do segmento e que irá acompanhar o setor florestal mais de perto”, ressaltou.


Durante a reunião a ministra declarou que, em nenhum momento, houve 'proibição' por parte da Portaria das espécies listadas. Na verdade, segundo ela, aconteceu uma interpretação errônea dos órgãos estaduais em proibir o corte, transporte e comercialização. Sendo assim, irá publicar em caráter de urgência uma regulamentação simplificada, para melhor entendimento da Portaria.


Em relação às espécies classificadas como Vulneráveis (VU), Izabela esclareceu que não estão proibidas a sua colheita e, na nova publicação, serão estabelecidas todas as regras a esse respeito. Porém, sua exploração está livre para manejo, que, conforme a ministra nesse quesito, Mato Grosso está de 'parabéns' pelo trabalho que vem desenvolvendo nesse sentido ao preservar mais de 3 milhões de hectares de área, por meio da prática do manejo.


Grupo de Trabalho

Outro ponto importante da reunião foi o anúncio da criação de um Grupo de Trabalho (GT), para que se faça um estudo regional técnico da flora, para conhecer, de fato, como se comportam as espécies dentro das particularidades de cada região. Os trabalhos do GT serão coordenados pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), sob o comando do diretor-geral da entidade, Marcus Vinícius Alves, e será composto pelo Ibama, MMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).