ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Delegado alerta comerciantes de Aripuanã para a circulação de dinheiro falso

Foto de notas falsas apreendidas em Aripuanã

Data: Quarta-feira, 11/02/2015 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS/ EDSON PRATES


Tendo em vista a aproximação das festas de Carnaval e o consequente aumento do consumo e eventos, o delegado da Policia Judiciária Civil de Aripuanã, Vinicius de Assis Nazário, alerta a população com relação ao perigo de recebimento de notas falsas. Com falsificações grosseiras ou mais precisas, é necessário ter sempre atenção e analisar as notas detalhadamente para evitar ser vítima dessa fraude.


De acordo com o Delegado, todo cuidado é pouco, principalmente em se tratando dos criminosos que têm usado de diversas modalidades para agir contra a população de bem. “Pensando nisso, e tendo em vista a ocorrência de algumas circulações de notas falsas em Aripuanã, pedimos aos comerciantes e à população para que fiquem atentos ao receberem notas de dinheiro, principalmente de alto valor”, disse.


“Na semana passada, uma comerciante do Município de Aripuanã, foi vitima de quatro notas de R$100,00, falsas e só percebeu depois do fechamento do caixa, informando que devido ao grande movimento no local e por ser no período noturno, sua funcionária passou despercebida e provavelmente deu o troco, mas não lembra a quem foi”, comenta Nazário.


Ainda conforme o Delegado, os lojistas e consumidores devem ficar alertas para uma das táticas mais utilizadas que é usar notas falsas de valores altos para comprar itens baratos, em busca do troco 'limpo'. “O perigo está aí, a pessoa que recebe uma nota falsa quase sempre terá de arcar com o prejuízo”, frisa Dr. Vinicius.


O Delegado também esclarece que o comerciante e o cidadão devem ficar atentos a alguns detalhes das notas, que o ajudarão a identificar se o dinheiro é falso ou verdadeiro. “Têm as marcas d’água, o papel, os símbolos, os relevos, entre outras características que podem ajudar na hora da dúvida”, acrescenta.


A Polícia adverte que passar notas falsas é crime, e a pena para quem utiliza de tal prática varia entre 2 a 6 anos de prisão. “Se forem encontrados ‘petrechos de falsificação’, que são os instrumentos utilizados para a falsificação de notas, a pena é de 1 a 3 anos de detenção”, complementa o Delegado.


Portanto, ao receber qualquer que seja o valor, verifique com cuidado se a cédula é verdadeira. Se a dúvida permanecer acione imediatamente as autoridades policiais, por meio do 190 da Policia Militar ou pelo (66)3565-1433, da Policia Judiciária Civil de Aripuanã.