ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Área de Manejo Florestal da ONF Brasil é invadida por grileiros no Noroeste de Mato Grosso

Fazenda São Nicolau, sede de Projeto Poço de Carbono Florestal Peugeot-ONF, foi alvo de grileiros que abriram picadas para retirada ilegal de madeira

Data: Terça-feira, 10/02/2015 00:00
Fonte: Da Assessoria

 

Em Cotriguaçu, Noroeste de Mato Grosso, uma área de mais de 10 mil hectares utilizada para recuperação ambiental, pesquisa cientifica e formação pela ONF Brasil foi alvo de invasão de grileiros. “Encontramos algumas picada em meio a área de Manejo Florestal do Projeto e percebemos que um grupo de pessoas não identificadas realizou a derrubada de uma área de floresta vizinha à propriedade da ONF Brasil”, diz Cleide Arruda, gestora da ONF Brasil.


A região invadida é cortada pela rodovia MT 208, conhecida como estrada da balsa e liga Cotriguaçu a Alta Floresta. Segundo informações de funcionários da Fazenda, a Polícia Civil e a Secretaria de meio ambiente de Aripuanã investigam o caso.


Sobre a ONF

A ONF Brasil é uma filial de direito brasileiro da ONF International. Criada em janeiro de 1999, tem como objetivo a instalação de reflorestamentos para sequestro de carbono e a gestão de florestas. Hoje, a atividade da ONF Brasil está concentrada na condução do projeto de reflorestamento “Poço de Carbono Peugeot – ONF”.


A Office National des Forêts ONF (Escritório Nacional das Florestas) é a estatal francesa encarregada pela gestão das florestas do Estado e das florestas das coletividades descentralizadas. A ONF é um dos mais importantes gestores de florestas públicas do mundo. Essa experiência também contribuiu a enriquecer o projeto através de intercâmbios.