ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

UE acorda mais sanções por crise na Ucrânia, mas condiciona sua aplicação

Data: Segunda-feira, 09/02/2015 00:00
Fonte: EFE - Agencia EFE

 

Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) acordaram nesta segunda-feira novas sanções contra 19 pessoas e nove entidades que são consideradas responsáveis pela crise no leste da Ucrânia, mas decidiram condicionar sua aplicação à evolução dos esforços diplomáticos nos próximos dias.


"O início destas sanções pelo ataque com artilharia no qual morreram 30 pessoas e cerca de 100 ficaram feridas na cidade ucraniana de Mariupol se mantém", afirmou à imprensa o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, durante o conselho de titulares das Relações Exteriores da UE realizado em Bruxelas.


"Mas a aplicação será feita a partir da situação no terreno. Concretamente faremos um balanço daqui até a próxima segunda-feira, e então veremos", indicou Fabius em referência aos esforços diplomáticos em curso da França e Alemanha para tentar conter a crise russo-ucraniana, especialmente a cúpula de líderes desses quatro países que esperam realizar na quarta-feira em Minsk.


Os ministros das Relações Exteriores da UE deviam decidir hoje sobre a ampliação a outras 19 pessoas e nove entidades da lista negra de russos e ucranianos sancionados por seu papel desestabilizador na Ucrânia.


Em reunião prévia em 29 de janeiro, havia sido tomada a decisão de preparar novas sanções individuais contra pessoas e entidades pelo ataque a Mariupol no qual houve tantas vítimas civis.


Perante o intenso trabalho diplomático lançado pelos líderes da França e Alemanha para convencer a Ucrânia e a Rússia a apoiar um novo plano de paz, os vinte E oito realizaram finalmente um debate sobre o assunto e aprovaram as sanções, mas acordaram condicionar sua aplicação.


Assim, não houve registros de progressos nas negociações desta semana. Na próxima segunda-feira, o Conselho tomará a decisão de publicar a nova lista de sancionados - os que terão seus bens congelados e que terão a entrada na UE proibida, explicaram fontes europeias.


"As coisas começam a se movimentar", disse Fabius, embora tenha pedido "prudência".


Fabius explicou que hoje, após a discussão ministerial no Conselho, haverá "uma reunião de nossos secretários gerais do Ministério e de nossos diretores políticos", e amanhã em Minsk será realizada "uma reunião de conselheiros políticos" e, "na quarta-feira, esperamos que haja a reunião em Minsk com os líderes da França, Alemanha, Rússia e Ucrânia.


"O objetivo é conseguir uma redução da tensão e a paz. Não temos certeza do resultado, é preciso seguirmos sendo prudentes, mas trabalhamos nesse sentido", matizou Fabius.


Na opinião do líder da diplomacia francesa, "resta um caminho por percorrer", e insistiu que "há uma série de questões" para resolver.


Para Fabius, o acordo original de Minsk assinado em setembro por ucranianos e os separatistas pró-Rússia do leste para diminuir a tensão no conflito é "o juiz de paz".


"Depois, houve certa evolução no terreno. Mas é preciso respeitar o protocolo de Minsk", comentou.


Fabius disse ainda "que não foram alcançados os resultados, mas estamos fazendo o máximo de esforços diplomáticos para diminuir a tensão e conseguir a paz".

 

 
EFE