ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Abertas as inscrições para Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção

Data: Quinta-feira, 05/02/2015 00:00
Fonte: Assessoria Embrapa


 

Estão abertas as inscrições para o 5º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção que a Embrapa e o Sistema Famato/Senar realizam no próximo dia 27, às 8h, no Sítio Tecnológico da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT).

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de maneira antecipada neste endereço: www.embrapa.br/agrossilvipastoril/dia-de-campo. Os participantes também poderão se inscrever no dia do evento.

 

Programação – O Dia de Campo terá um circuito de cinco estações. Em cada uma delas haverá uma apresentação de 40 minutos com temas ligados aos sistemas integrados de produção.

 

A integração lavoura-pecuária será tema de duas estações. Em uma delas será discutido o estabelecimento da forrageira na safrinha, seja pelo consórcio de milho com braquiária ou com sobressemeadura ou semeadura direta após a colheita da soja. A outra apresentação será sobre o manejo de pastejo durante a safrinha.

 

A pecuária terá sua vez em uma estação que discutirá a nutrição de ruminantes e as emissões de metano pela fermentação entérica dos bovinos. Nesta estação será apresentado um equipamento pioneiro no Brasil que é utilizado para mensurar as emissões de maneira automática, sem causar qualquer desconforto aos animais.

 

As culturas anuais também terão espaço em uma estação que trará informações sobre o feijão-caupi e os diferentes tipos de sorgo como alternativas de cultivo em sucessão à soja.

 

A quinta estação trará orientações e estudos de caso sobre a linha de crédito rural do Programa ABC, que financia a adoção de sistemas de produção de baixa emissão de carbono, como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), plantio direto, recuperação de pastagens, fixação biológica de nitrogênio, florestas plantadas e tratamento de dejetos animais.

 

SERVIÇO:

5º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção

Sexta-feira, dia 27, a partir das 8h

Local: Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop.