ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Cipem atua em várias frentes para diminuir impacto da Portaria 443 sob o setor florestal

Data: Quinta-feira, 05/02/2015 00:00
Fonte: Por Adriana Nascimento - Assessoria Cipem

 

O segmento florestal de Mato Grosso, através do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), sob a gestão de Geraldo Bento, tem lutado desde o início deste ano, em várias frentes. Tudo para evitar a implosão do setor tendo em vista a publicação da Portaria 443, de 17 de dezembro de 2014, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que prevê a proibição da extração, transporte e comercialização de diversas espécies de madeira, entre elas, 31 que são alvo de trabalho legal de manejo e, portanto, preservadas e não exploradas de forma desenfreada.

 

Na manhã de quarta-feira (04.02) o Ibama/Brasília entrou em contato com o Cipem  informando que o órgão está preparando a regulamentação da referia Portaria e que, juntamente com Serviço Florestal Brasileiro (SFB), discutiu o assunto com Presidente do Ibama, Volney Zanardi, e que, em breve, haverá uma medida mitigatória para implementação e o diretor Executivo  do Cipem, Álvaro Leite, entrou em contato com o SFB para entender as medidas e obterá audiência via telefone na tarde desta quarta-feira (04.02) a fim de melhor informar os associados.

 

O Cipem também entrou em contato com a Famato para mobilizar a Confederação Nacional da Agricultura (CNA). A ideia é que estas entidades participem, juntamente com Secretários e a ministra, Izabela Teixeira e da Agência Nacional de Águas (ANA) para falar da situação caótica do setor causada pela Portaria.