ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Saúde alerta população aripuanense sobre cuidados com a hanseníase

Data: Quarta-feira, 28/01/2015 00:00
Fonte: Top News/Edson Prates


Conhecida antigamente como lepra, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por um microorganismo denominado Mycobacterium leprae. A doença se espalha através das vias respiratórias e o período de encubação varia de 3 a 5 anos, dependendo do caso.


As avaliações clínicas são essenciais. Em alguns casos, os médicos pedem a biopsia, fazem testes de sensibilidade, força motora e também palpitação dos nervos. Todos os anos no ultimo domingo do mês de Janeiro é lembrado o ‘Dia Mundial do Hanseniano’. Esse ano a data foi marcada no dia 25.


Instituída em 1954 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem extrema importância social, pois alarma a população para a prevenção e o tratamento da doença, a qual coloca o Brasil como o segundo país com o maior número de pessoas atingidas pela hanseníase no mundo.


Em Aripuanã a Secretaria Municipal de Saúde informou que no ano de 2014 foram detectados 20 (vinte) novos casos de Hanseníase no Município, sendo 13 casos Multibacilar (tratamento por 1 ano) e 7 casos Paucibacilar (tratamento por 6 meses).


De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Carla Dayane de Oliveira Marques, todos os casos registrados estão em tratamento e evoluindo para cura. “O tratamento é totalmente gratuito e todos eles são feitos pelo SUS”, disse.


“A doença tem cura e qualquer pessoa que tiver sinais de manchas avermelhadas na pele, perca da sensibilidade e de pelo no local da mancha, dores na enervação, é só procurar as unidades de saúde do município que todas têm profissionais capacitados para diagnosticar a doença”, afirmou.


Para mais informações sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Saúde de Aripuanã disponibiliza os telefones (66)3565-1400 e 3565-2036. Qualquer dúvida é só ligar.