ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Bolsas europeias em baixa à espera que Alexis Tsipras forme Governo

Data: Terça-feira, 27/01/2015 00:00
Fonte: Agência Lusa

Mercados instáveis aguardam desenvolvimentos na Grécia.

Mercados abriram em terreno negativo por toda a Europa. YUYA SHINO/REUTERS


As principais bolsas europeias estavam nesta terça-feira em baixa, à espera que o novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, forme governo e clarifique intenções sobre as negociações com a troika em relação ao resgate à Grécia.


Cerca das 9h25 em Lisboa, o EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava a cair 0,64% para 3.392,38 pontos.


As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt estavam em baixa, a cair 0,11%, 0,47% e 0,47%, respectivamente. No mesmo sentido, as bolsas de Madrid e Milão estavam a cair 0,53% e 0,54%.


Depois de abrir em terreno negativo, a Bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 9h25, o principal índice, PSI20, estava a desvalorizar-se 0,24% para 5.347,36 pontos.


Em Nova Iorque, Wall Street terminou estável na segunda-feira, com o Dow Jones a subir apenas 0,03% para 17.678,70 pontos, depois de ter subido a 26 de Dezembro até aos 18.053,71 pontos, o actual máximo de sempre desde que foi criado há 128 anos.


Ao nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1242 dólares, contra 1,1254 dólares no fecho de segunda-feira.


O Banco Central Europeu (BCE) fixou na segunda-feira o câmbio de referência da divisa europeia em 1,1244 dólares.


Entretanto, os ministros da Economia e Finanças da União Europeia (UE) analisam nesta terça-feira a configuração do plano de investimentos estratégicos e, em Washington, a Reserva Federal começa a primeira reunião deste ano sobre política monetária.


Nos Estados Unidos, entre as empresas que hoje apresentam resultados destacam-se a Apple, a Pfizer, a Procter and Gamble, a DuPont, a Caterpillar e a AT and T.


Em Espanha, o Tesouro espera colocar entre 2000 e 3000 milhões de euros num leilão de dívida a três e nove meses, o último de Janeiro e o primeiro depois das eleições gregas, que poderia provocar tensões no mercado secundário de dívida.


No final de uma semana-chave, depois da euforia de quinta-feira provocada pelo anúncio do programa do BCE no valor de cerca de 1,4 biliões de euros em 18 meses, os mercados estavam ainda a digerir a vitória do Syrisa na Grécia.


Depois de uma campanha centrada na oposição às políticas de austeridade e contra a submissão à troika, a coligação de esquerda radical Syriza obteve uma clara vitória nas eleições gerais gregas à beira da maioria absoluta.


Entretanto, os mercados continuam atentos à debilidade do euro, fortemente atingido na quinta-feira, e à persistente queda do preço do petróleo.


O barril de petróleo Brent para entrega em Março abriu em baixa, a cotar-se a 47,90 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 0,54% do que no encerramento da sessão anterior.