ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Renzi apoia reformas para acompanhar decisões do Banco Central Europeu

Data: Sexta-feira, 23/01/2015 00:00
Fonte: EFE - Agencia EFE

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, defendeu nesta sexta-feira a continuação das reformas que estão sendo realizadas ou anunciadas nos países da União Europeia (UE) para acompanhar as medidas divulgadas ontem pelo Banco Central Europeu (BCE).


A declaração foi feita ao lado da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, com quem se encontrou hoje em uma cúpula bilateral em Florença, no centro da Itália. "Não se deve bloquear as reformas", disse Renzi.


O primeiro-ministro afirmou que já podem ser observados os "primeiros sinais positivos" como consequência das últimas decisões tomadas pela UE e, embora tenha ressaltado os "desafios econômicos" que a Europa enfrenta, argumentou que o bloco tem "elementos de força".


Renzi mencionou a capacidade dos vinte e oito membros da UE de representar "valores e ideais", e elogiou a criatividade e "a beleza" como contribuições italianas.


Merkel, por sua parte, elogiou o plano de reformas do governo italiano: "é muito ambicioso" e "muito importante", afirmou Merkel, confiante de que ele trará resultados.


O primeiro-ministro da Itália "tem um programa de reformas incrivelmente ambicioso, que devolverá a esperança aos jovens e a segurança ao povo".


A chanceler alemã se referiu ainda ao plano do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para estimular os investimentos públicos: "tem uma função importantíssima, é um projeto ambicioso e o levaremos adiante". EFE