ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Após contenção de gastos, governo de MT abre exceção e convoca PMs

Comandante da PM pediu ao governador para dar sequência em concurso. Vinte policiais devem ingressar na academia de polícia nesta terça-feira.

Data: Segunda-feira, 19/01/2015 00:00
Fonte: Pollyana Araújo Do G1 MT

 

Mato Grosso tem pouco mais de 6,4 mil policiais militares em atuação (Foto: Mayke Toscano/ Secom-MT)Mato Grosso tem pouco mais de 6,4 mil policiais militares em atuação (Foto: Mayke Toscano/ Secom-MT)

A pedido do Comando da Polícia Militar, o governador Pedro Taques (PDT) autorizou a convocação de candidatos aprovados em concurso público para exerceu a função de policial militar. Vinte candidatos foram chamados, por meio de um edital complementar divulgado na última edição do Diário Oficial públicada no final de semana, para ingressar na academia de polícia, onde deverão ser treinados. Atualmente, o estado conta com um efetivo de pouco mais de 6.400 policiais militares atuando nos 141 municípios.

 

O treinamento na academia da PM, localizada no Bairro Costa Verde, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, deve começar nesta terça-feira (20). Os convocados prestaram concurso em março do ano passado e foram aprovados. Para iniciar o curso, deverão apresentar uma série de documentos, entre elas declarações reconhecidas em cartório de que não acumulam nenhum cargo público e que não respondem a procedimento administrativo disciplinar.


No segundo dia à frente do Executivo estadual, Pedro Taques baixou vários decretos para a contenção de despesas no início da gestão até que tomasse conhecimento da situação financeira do estado. No entanto, existe uma cláusula que prevê excessões. "A suspensão definida no § 2º poderá ser flexibilizada mediante autorização do governador do estado, a partir de requerimento justificado do secretário de estado ou da autoridade máxima do órgão ou entidade estadual", diz trecho de um dos decretos.


Com base nisso, o comandante-geral da PM de Mato Grosso, Zaqueu Barbosa, solicitou ao governador a convovação de parte dos aprovados no concurso. Depois de seis meses na academia, o policial estará apto a atuar nas ruas.


No concurso, 1.200 candidatos foram selecionados para trabalhar como policial militar nas seguintes cidades: Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Juína, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.


Uma das áreas mais complexas, a segurança pública não teve corte no orçamento para este ano. Em uma entrevista concedida no dia 7 deste mês, o governador destacou os números alarmantes de homicídios registrados no estado. "Mato Grosso tem 32,4 homicídios para cada 100 mil habitantes, enquanto São Paulo tem 17 homicídios para cada 100 mil habitantes. E isso mostra que a secretaria de Segurança tem que trabalhar muito porque o cidadão está com medo", declarou, na ocasião.