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NOTÍCIA

Ministérios traçam Plano de Escoamento para 2015; Centro-Oeste detém 42% da produção nacional

Data: Quarta-feira, 14/01/2015 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Viviane Petroli

Foto: cedida por Pedro Silvestre

A BR-158 está entre as rodovias federais no Arco Norte que receberão manutenção, segundo o Ministério dos Transportes. Foto refere-se a um trecho da BR-158 entre o trevo de entrada para Querência e Porto Alegre do Norte


 A safra 2014/2015 brasileira deverá ter um aumento de 5% em relação ao ciclo anterior, atingindo 202,2 milhões de toneladas de grãos. Diante tal crescimento e da demanda os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e dos Transportes, juntamente com a Secretaria dos Portos, traçaram ações estratégicas que permitem a viabilidade do transporte da produção das lavouras até os portos. Somente o Centro-Oeste será responsável por 42% da produção de grãos do Brasil, seguido da região Sul com 36%. Sozinho Mato Grosso detém uma fatia de 24% da produção nacional, sendo cerca de 24% da produção de soja e quase 60% da de algodão.


De acordo com informações apresentadas no Plano de Escoamento, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com base em dados da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) e da AMAGGI, levar uma tonelada de grãos, mais precisamente soja, de Sapezal até o porto de Itacoatiara (AM) gera um custo de frete ao produtor de R$ 202, já de Sorriso a Barcarena R$ 206 a tonelada, de Sorriso a Santos (SP) R$ 260 a tonelada e de Sorriso a Paranaguá (PR) R$ 275 a tonelada.

 

Entre as ações estratégicas apresentadas pelo Ministério dos Transportes, além da garantia de boas condições de trafegabilidade nas rodovias, está à melhoria na infraestrutura para a utilização de corredores multimodais nos seis estados do Arco Norte, que inclui Mato Grosso. Além disso, o ministro Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, apresentou a garantia de trafegabilidade na BR-163 entre Sorriso (MT) e Miritituba (PA), um trecho de 945 Km dos quais 136 Km ainda precisam ser asfaltados, que segundo o ministro dos Transportes estarão pavimentos até 2016. As ações contam ainda com a continuidade da duplicação da BR-163/364 em Mato Grosso e das obras de pavimentação da BR-163 no Pará. Ainda no Arco Norte garantiu-se a manutenção das demais rodovias BR-364, BR-174 e BR-158.


Já entre as ações estratégicas apresentadas pela Secretaria de Portos estão o aperfeiçoamento das normas que regulamentam o processo de agendamento para o acesso ao porto de Santos, aperfeiçoamento do processo de fiscalização de cumprimento de agendamento, credenciamento por meio da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) de um novo pátio de triagem de caminhões graneleiros que se destinam ao porto de Santos, entre outros.


“Esse ano, vamos contar com sistema automatizado e não mais manual. Vamos receber as informações de todos os caminhões que acessarem o porto em tempo real. É importante ressaltar que o agendamento já levou a uma diminuição das filas”, declarou o secretário de Portos, Edinho Araújo.


Conforme a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, o escoamento da produção agropecuária do Brasil "depende dessas três pastas". A ministra da Agricultura declarou ainda que se dará continuidade as ações que já estão sendo implementadas, bem como "trazendo ainda mais melhorias e modernidade para as rodovias, ferrovias e hidrovias".


Confira aqui a apresentação e as ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento.

Confira aqui a apresentação e as ações do Ministério dos Transportes.

Confira aqui a apresentação e as ações da Secretarias de Portos.