ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Famílias do Assentamento Milagrosa recebem documentos de terras em Aripuanã

Data: Segunda-feira, 12/01/2015 00:00
Fonte: Redação: TOP NEWS/ EDSON PRATES/ foto: Dino Costa


 

Centenas de produtores rurais do Assentamento Medalha Milagrosa participaram da solenidade de entrega dos Contratos de Concessão de Uso (CCU), realizada no sábado passado (10), pela Prefeitura de Aripuanã, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

Nesta primeira etapa, setenta famílias proprietárias de lotes com até 100 hectares, foram beneficiadas com a documentação de seus terrenos. Os documentos foram emitidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

 

“As famílias que estão sendo contempladas agora são aquelas que em 2007, no primeiro cadastro, foram encontradas nas propriedades. Essas pessoas que permaneceram nos lotes e que nunca haviam sido beneficiadas por programas da Reforma Agrária, hoje estão recebendo o documento da terra”, disse o secretário de Meio Ambiente José Oliveira de Souza (ZÉ do PT).

 

De posse do CCU, os assentados poderão ter acesso a crédito, apoio para o início das atividades produtivas, construção de habitações, além de financiamento através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.

 

“Em breve a equipe técnica do INCRA estará na Milagrosa para fazer os procedimentos legais, a partir daí essas pessoas vão receber uma ajuda de custo, que são os apoios iniciais 1 e 2, e depois o PRONAF”, ressaltou Zé do PT.


 

Adriana Auxiliadora de Paula mora com a família no local há nove anos. Para ela, foi uma grande vitória receber o contrato da terra. “Espero que agora saia o financiamento porque quero terminar minha casa e investir ainda mais no sítio”, disse a agricultora que vende os alimentos na Feira Municipal de Aripuanã.

 

Na ocasião, o prefeito Ednilson Faitta, agradeceu as pessoas que lutaram pela regularização fundiária da Milagrosa. “Temos que enaltecer a participação da comunidade local, o trabalho do INCRA através do superintendente Salvador e do Chiquinho, a equipe técnica da Prefeitura que apoiou no levantamento, enfim a todos que colaboram para que isso se tornasse realidade”.

 

“Foram os primeiros documentos entregues, ainda são poucos, mas foi dado o primeiro passo e isso mostra que as coisas estão andando. Agora depende das pessoas também se esforçarem e buscarem regularizar suas documentações para que os outros títulos possam ser entregues, se possível ainda este ano”, afirmou o prefeito.

 

Ednilson ainda pontuou as ações de melhoria que estão sendo feitas na localidade pela atual gestão. “Temos investido na Saúde, Educação e na Infraestrutura. Ano passado fizemos muitas estradas com recursos próprios, estamos ampliando o colégio, construindo a quadra esportiva, melhorando o atendimento médico, enfim a comunidade da Milagrosa está sendo assistida”, disse.

 

“Além disso, temos a Rodovia MT 208, que é estadual, e não foi arrumada porque o governo anterior não repassou o combustível necessário para fazer a manutenção. Agora em conversa com o vice-governador eleito, o mesmo se comprometeu em ajudar, então nos próximos dias iniciaremos a recuperação desse trecho para garantir a segurança da população que trafega pelo local”, concluiu Faitta.

  

Também participaram da solenidade o vice-prefeito Júnior Dalpiaz, secretária de Governo e Planejamento Márcia Thomazi, vereadores Ceará e Claudiney, além de representantes da Empaer e de Associações Rurais. No mesmo evento ainda foi entregue uma despolpadeira de frutas para os produtores.