ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Pepe Vargas: indicação para cargos respeitará competência e probidade

Ministro diz que não há necessidade de nova CPI da Petrobras

Data: Quinta-feira, 08/01/2015 00:00
Fonte: Jornal do Brasil

 

Em entrevista nesta quinta-feira, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, afirmou que a composição de cargos do governo, de indicação da presidente Dilma Rousseff, vai seguir três critérios específicos. "Queremos que as indicações tenham competência e capacidade de gestão para as funções que devem ser ocupadas", disse. Os outros dois quesitos são o histórico de probidade das pessoas indicadas e o "equilíbrio entre os partidos da coalizão que elegeu a presidente Dilma".


O novo ministro também comentou a possível insatisfação dos partidos políticos com algum cargo: "Não conheço nenhum governo na face da terra que eventualmente não possa ter uma queixa, isso é dentro da normalidade".


Na semana passada, ao tomar posse para mais quatro anos de mandato, a presidente nomeou 20 novos ministros, manteve 15 nas mesmas funções e remanejou quatro. Todo o segundo escalão ainda falta ser preenchido. Após descrever os critérios, Vargas evitou comentar a possibilidade de troca no comando do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e não se referiu a nenhum cargo específico.


O ministro evitou comentar a eleição da Câmara dos Deputados, mas disse que o “ideal” seria que os partidos que compõem a base de apoio ao governo formassem apenas um bloco. "Achamos que o ideal é que os partidos que compõem a nossa coalizão que elegeu a presidente Dilma formassem um bloco unitário na Câmara dos Deputados. Nossa posição é que o ideal seria um grande bloco". Os deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG) concorrem ao cargo, a ser disputado no início de fevereiro.


Pepe Vargas também voltou a defender que não há necessidade de criar uma nova comissão parlamentar de inquérito para investigar os escândalos de corrupção na Petrobras. “Entendemos que em um país que tem Ministério Público que atua, CGU [Controladoria-Geral da União] que atua, um Judiciário que atua e Polícia Federal que atua, isso é muito mais eficiente e não há necessidade de CPI [comissão parlamentar de inquérito]. Alguém aqui sustenta que esses quatro órgãos não serão sendo eficientes e atuantes no combate à corrupção? Se tem alguém que entende que elas não funcionam, que venham sustentar isso. Achamos que elas funcionam e estão sendo eficientes no combate à corrupção”, disse.