ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Ao menos 8 pessoas morrem e 132 mil ficam desalojadas com enchentes na Malásia

Na pior onda de temporais das últimas décadas, chuvas torrenciais têm afetado cidades do país há quase duas semanas

Data: Sábado, 27/12/2014 00:00
Fonte: Por Agência Lusa

 

Pelo menos oito pessoas morreram e 132 mil foram retiradas de suas casas na sequência de inundações que afetam o norte da Malásia, informaram os meios de comunicação locais, neste domingo (28) – sábado (27) no Brasil.


Agência Lusa
Mulher caminha em meio a rua inundada no norte da Malásia: chuvas de monções geram estragos

O último caso confirmado de morte foi o de um corpo encontrado na madrugada de domingo pelas equipes de resgate no estado de Terengganu. A vítima é um homem de 37 anos que estava desaparecido desde quarta-feira (24), após o naufrágio de uma embarcação.


Os estados de Kelantan e de Terengganu são os mais prejudicados pelas fortes chuvas que afetam a Malásia há quase duas semanas. Alguns veículos de comunicação locais classificaram a temporada de temporais como a pior das últimas décadas.

 

Diante da situação de emergência no país, o primeiro-ministro malaio, Najib Razak, que estava de férias nos EUA, regressou à Malásia na sexta-feira (26) e visitou as zonas mais afetadas.


O chefe do Poder Executivo foi bastante criticado durante a semana depois da divulgação de uma fotografia que o mostrava jogando golfe nos Estados Unidos no momento em que seu país enfrentava o caos


Na sexta-feira, o primeiro-ministro reuniu-se com o Conselho Nacional de Segurança e visitou de helicóptero as zonas mais afetadas pelas inundações. Posteriormente, Najib Razak foi a um centro de desalojados, onde conversou e comeu com várias pessoas desabrigadas, segundo relataram os jornais locais.


A Malásia está em plena época de monções, que geralmente termina em março. As monções são ventos que se originam no Oceano Índico na região do Equador e trazem fortes chuvas em determinadas épocas do ano.