ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Futura ministra da Agricultura, Kátia Abreu manda recado ao MST

Segundo senadora, sua prioridade à frente do Ministério da Agricultura será privilegiar pequenos produtores

Data: Quinta-feira, 25/12/2014 00:00
Fonte: Band

A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) já estava preparada para conceder uma coletiva, mesmo debaixo de chuva e trovoadas, quando a Presidente da República Dilma Rousseff emitiu uma nota à imprensa para anunciar os futuros ministros nesta terça-feira (23). 



De acordo com fontes da Band, a senadora recebeu uma ligação da presidente ainda pela manhã para confirmar o nome dela como a nova ministra da Agricultura



A ruralista e proprietária de terras recebeu jornalistas em sua chácara, numa área rural próxima à capital do Tocantins, Palmas, para falar sobre a pasta.



Segundo ela, a prioridade ao assumir o cargo será privilegiar os pequenos produtores rurais com tecnologia e crédito. "Esses produtores ocupam um terço das terras do país. E nós precisamos fazer com que estas terras sejam também produtivas; pois não queremos ter índices de desmatamentos para chamar atenção do mundo." afirmou Kátia Abreu, justificando a necessidade de aumentar a produção agropecuária.



A futura ministra garantiu que vai ressuscitar a extinta Anater (Agência Nacional de Extensão Rural) para criar maior acesso aos pequenos produtores aos editais governamentais do setor do agronegócio.



A senadora é também presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e abrirá mão do cargo até o final de 2014 para se dedicar exclusivamente ao ministério.



Criticada duramente pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e por parte dos militantes e integrantes do PT durante o período de escolha dos ministros, Kátia Abreu mandou um recado. "Àqueles que não têm terras, que é o caso do MST, existe outro ministério que é o Incra", disse a nova ministra, reafirmando que cuidará apenas dos interesses dos proprietários de terras legalizadas, quer sejam oriundos de movimentos sociais ou de reforma agrária.